Com alegria e entusiasmo, a Presença Salesiana em Salvador teve a honra de receber, no período de 18 a 23 de abril, o Padre Hector Gabriel Romero, Visitador Salesiano para a América – Região do Cone Sul, que esteve em Visita Extraordinária aos Salesianos Bahia. A chegada do Pe. Gabriel Romero marcou um momento de grande contentamento para todos os integrantes da Família Salesiana, oportunidade em que foram convidadas todas as nossas Comunidades Educativo-Pastorais para viverem esses dias de graça e animação carismática.

O Pe. Gabriel veio à Salvador em nome do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, sucessor de Dom Bosco, com o objetivo de conhecer a Presença Salesiana, conviver com a Família Salesiana, discutir estratégias e propor melhorias da missão educativa dos Salesianos Bahia. A visita extraordinária acontece em todas as Instituições Salesianas do Nordeste com a representação da própria presença de São João Bosco entre nós.

No dia 17/04, dia que antecedeu o primeiro compromisso oficial da Visita Extraordinária, o Pe. Gabriel, juntamente com a comunidade Salesiana, realizou um passeio para conhecer um pouco da capital baiana. Dentre os locais visitados, o ‘city tour’ incluiu o Santuário e Memorial de Irmã Dulce, ocasião na qual a Família Salesiana rezou e conheceu mais de perto a história da santa baiana, além de outros pontos turísticos de Salvador como a Igreja do Senhor do Bonfim, Farol de Humaitá e Farol da Barra.

No dia 18/04, a Família Salesiana teve uma manhã de domingo diferenciada. Isso porque o Pe. Gabriel Romero celebrou uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Nazaré, já em compromisso oficial da visita extraordinária aos Salesianos Bahia. Após a celebração eucarística, ainda nas dependências do Liceu Salesiano do Salvador, o Pe. Gabriel participou de um café da manhã e um momento de diálogo com representantes da Família Salesiana.

Já no dia 19/04, dando sequência à programação da visita extraordinária, o Pe. Gabriel Romero cumpriu importantes compromissos centrados na essência da visita: a animação e o enriquecimento da vida comunitária dos consagrados. Em diálogo com a comunidade Salesiana, o Pe. Gabriel realizou a partilha e salientou alguns pontos importantes relacionados ao Capítulo Geral 28, especialmente no desenvolvimento e vivência da CEP.

Outro destaque em sua fala, foi o incentivo à dimensão da evangelização, com o objetivo que a ação Salesiana não seja reduzida ao assistencialismo, como também a importância do sacramento salesiano da presença, ou seja, que os Salesianos estejam verdadeiramente em meio aos jovens. Após a reunião em grupo, o visitador deu início aos colóquios individuais com os irmãos.

No dia 20/04, o Pe. Gabriel Romero marcou presença no Colégio Salesiano Dom Bosco participando de momentos de integração com colaboradores e a comunidade acadêmica. No turno da manhã, em evento que contou com animação da equipe de Pastoral, o Visitador foi recebido pelos funcionários na Acolhida e Bom Dia, oportunidade em que pode acompanhar, também, as apresentações de roda de capoeira e dança, esta realizada por colaboradoras da Instituição. Após o acolhimento e bênção dos participantes, o Pe. Gabriel seguiu para um bate-papo, por meio do Meet, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Ainda no período da manhã, o Visitador Salesiano esteve em um café da manhã com toda comunidade acadêmica presente no Colégio e, posteriormente, esteve em reunião com o Conselho Gestor dos Salesianos Bahia. Já no período da tarde, o Pe. Gabriel se reuniu com as equipes Pedagógica e de Pastoral, e à noite, participou de Missa com a Comunidade Salesiana.

No dia 21/04, feriado de Tiradentes, a programação da visita extraordinária foi restrita à Comunidade Salesiana e no dia 22/04, o Pe. Gabriel Romero esteve no Liceu Salesiano do Salvador. Pela manhã, o Visitador foi recebido, no teatro do Colégio, por colaboradores e a comunidade acadêmica na Acolhida e Bom Dia, ocasião em que recebeu a fita do senhor do Bonfim da gestora educacional da Unidade, professora Maria das Graças, e também pode acompanhar a apresentação, em vídeo, de um cordel feito pelos estudantes da Instituição. Após o encontro, o Pe. Gabriel seguiu para um bate-papo, por meio do Google Meet, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Ainda no turno da manhã, o Visitador Salesiano esteve em um café da manhã com toda comunidade acadêmica e, logo após, participou de um encontro com a equipe Pedagógica. No turno vespertino, esteve em reunião com a Equipe de Pastoral, e à noite, participou de Missa com a Comunidade Salesiana.

Após os seguidos dias de integração com a Família Salesiana, em Salvador, o Padre Gabriel Romero seguiu viagem para a Visita Extraordinária na Comunidade Salesiana São José em Aracaju, Sergipe.

Concluída a missão, os Salesianos Bahia só têm que agradecer ao período de estada do Pe. Gabriel Romero na nossa Casa Salesiana, pela simplicidade e acolhimento de todos que fazem parte da Família Salesiana. Nosso muito obrigado!