Evento promove integração e treinamento de educadores com metodologias ativas e desafios com LEGO
Foto: Larissa Bispo
O uso de metodologias ativas, como o LEGO, vem ganhando destaque nas escolas pela sua capacidade de engajar e desenvolver habilidades nos estudantes. Para isso, a capacitação e integração de profissionais da educação são essenciais para implementar essas ferramentas de forma eficaz no ambiente escolar. Nos Salesianos Bahia, por exemplo, o SaléTech é um dos projetos educacionais que atende a essas necessidades e promove inovação e desenvolvimento contínuo.
Foto: Larissa Bispo
Esse evento de tecnologia e inovação, organizado em parceria com os setores do Núcleo de Tecnologia (NTE) e TI, sob a supervisão dos coordenadores Marcus Brandão e Davi Lopes, reúne educadores das casas salesianas para aprender sobre as funcionalidades das metodologias educacionais com LEGO e aplicá-las com os estudantes. Nesta edição, o SaléTech ocorreu em três dias, com a abertura no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, no dia 13 de julho, a continuação no Liceu Salesiano do Salvador, no dia 14 e a realização enquanto operador na maior competição de robótica do mundo First Lego League, na modalidade Explore, no dia 15.
O primeiro dia foi dedicado à ambientação e interação dos educadores. Após o credenciamento, os participantes foram acolhidos pela equipe de pastoral com um momento oracional e apresentações do conselho gestor, que contou com as presenças do Padre Ildelfonso Mesquita, SDB, Coordenador de Pastoral do Liceu e Reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, Cristina França, Gestora Pedagógica do Dom Bosco Salvador, e Daniel Torres, Diretor Administrativo do Liceu.
Foto: Larissa Bispo
Para o Coordenador Marcus Brandão, “Integrar e capacitar nossos educadores com metodologias inovadoras como o LEGO, Cubetto e Cubellets tem um impacto direto na qualidade do ensino que oferecemos. Ferramentas como essa educam, inovam e também motivam e transformam a relação que temos com os estudantes e as dinâmicas de aprendizagem que apresentamos em sala de aula”, enaltece.
Capacitação e tecnologia no SaléTech
Foto: Larissa Bispo
Davi Lopes, Coordenador de TI dos Salesianos Bahia, destaca que “Preparar nossos educadores para se conectar com uma geração cada vez mais tecnológica é um desafio que abraçamos com entusiasmo e buscamos melhorar a cada dia. E o trabalho que os Salesianos fazem tem sido fundamental para acompanhar a rapidez do conhecimento dessa galera. Por isso, estamos constantemente em busca de inovação, isso vai nos permitir oferecer um ensino que realmente faça a diferença na vida dos nossos estudantes e educadores”.
Após a palestra, os educadores participaram de capacitações com profissionais da Editora Edebê Brasil e da Positivo, que abordaram a aplicação prática das atividades com LEGO Education e Cubellets em sala de aula. O foco foi demonstrar como essas atividades podem beneficiar o desenvolvimento das crianças e oferecer novos métodos de aprendizagem.
Foto: Larissa Bispo
No Start, eles usaram os materiais Cubetto e Cubellets para aprofundamento e possibilidades de criações. No Teach, o objetivo foi construir uma cidade e suas diversas zonas com os mais ricos materiais robóticos e não robóticos da Lego Education. No Explore, eles utilizaram recursos mais avançados da robótica e aprendizagem STEAM com a maleta do Spike Essential. No Coder, a ideia era usar recursos mais avançados da maleta do Spike Prime e seguir as orientações dos competitivos da First Lego League.
Pela participação no Salé Tech e no First Lego League, os educadores receberam brindes do Núcleo de Tecnologia (NTE) e da TI como forma de reconhecimento pelo empenho e colaboração.
First Lego League
Foto: Larissa Bispo
Foto: Larissa Bispo