No último final de semana, 19 e 20 de março, as equipes de pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco e do Liceu Salesiano do Salvador, uniram-se ao conselho da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) local e um grupo de educadores para realizar o segundo Salé Camp (acampamento de jovens) dos Salesianos Bahia. O evento contou com a participação de 140 jovens, estudantes do Ensino Fundamental 2 de ambas unidades da instituição, e teve como objetivo apresentar, por meio de vivências e celebrações, a AJS e os grupos de interesse presentes na escola.

Dentro da programação, ganharam destaque as oficinas com a finalidade de formar grupos de interesse para a AJS: comunicação, dança, teatro e música, que aconteceram em três horários, oportunizando aos estudantes novas vivências educativas e interação com colegas de outras turmas. Na programação, também ocorreram gincanas, animação pastoral, cinema, luau, palestra, bate-papo e missa de encerramento. 

O evento também recebeu a professora e pastoralista convidada Joyce Konig, que ministrou uma palestra com o tema “Amor como Caminho de Fraternidade”. No sábado, a mensagem de boa noite, prática que Dom Bosco realizava com os jovens, ficou a cargo do diretor dos Salesianos Bahia, Pe. Eudes Barreto.

Terminado o evento, o próximo passo é acompanhar os grupos de interesse que foram criados ou animados com a experiência das oficinas e ampliar a comissão da AJS-Salvador.

Texto: Emanuelle Santos
Revisão: Cyda Brito
Foto: Comunicação Salesianos Bahia