Tarcísio é estudante da 2ª série do Ensino Médio

 

Nesta terça e quarta-feira, 22 e 23 de março, os Salesianos Bahia realizaram a prova da maior competição de Matemática do mundo: o Concurso Canguru de Matemática. Com mais de 6 milhões de participantes por ano nos 75 países em que é realizada, a competição internacional, que teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras, ocorre anualmente e é destinada aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ana Ruth, coordenadora pedagógica nos Salesianos Bahia considera que “a Olimpíada Canguru de Matemática é uma iniciativa que tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos da área com contribuições significativas nos diversos níveis da Educação Básica, utilizando-se de estratégias relevantes, contextualizadas.”

Ao comentar sua experiência enquanto estudante que participou da competição este ano, Tarcísio Andrade Moraes, estudante da 2ª série do Ensino Médio, declara: “Todo o processo foi muito edificante. As aulas preparatórias agregaram muitos conhecimentos relevantes para essa olimpíada e outras. Nelas, (os professores) nos ensinaram estratégias de lógica e matemática básica que são muito usuais nessas provas, de formas que não vemos nas avaliações das escolas, então é uma outra abordagem sobre a matemática que é muito importante de se ter noção; é algo que me deu um diferencial na matemática, o que acho muito bacana.”

Agora, resta aguardar a divulgação dos resultados gerais e disponibilização de medalhas, que acontece no dia 06/jun segundo calendário oficial da competição.

 

Texto: Emanuelle Santos
Revisão: Cyda Brito
Fotografia: Elder Santos