Espiritualidade e alegria marcaram os encontros realizados entre os dias 27 a 29 de janeiro

Neste sábado, 29, completou-se a semana de acolhida dos funcionários dos setores administrativo, pedagógico e pastoral dos Salesianos Bahia, ou melhor, nossa equipe de educadores, uma vez que todos os membros de uma casa salesiana são reconhecidos assim. Os eventos começaram na quinta-feira, 27, com o retorno da equipe pedagógica, recebida pela manhã, no Colégio Salesiano Dom Bosco, com uma missa seguida de um café da manhã especial. Os quase cinquenta educadores participantes foram presenteados com uma mini escultura de Dom Bosco, feita em biscuit, com a intenção de lhes fazer lembrar com carinho de nosso santo fundador e perene inspiração.

No mesmo dia, também foram reunidos educadores do setor administrativo da escola para um momento de acolhida pastoral e comunicação administrativa. Na oportunidade, o advogado e voluntário salesiano da cidade de Recife-PE, que também é ex-aluno, Gilberto Roberto de Lima Junior, apresentou o Protocolo para Prevenção e Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis, preparado e endereçado pela Inspetoria Salesiana do Nordeste. O mesmo encontro aconteceu à tarde, desta vez para os educadores do Colégio Salesiano do Salvador.

Na sexta-feira, foi a vez de receber todo o corpo docente das duas casas no Teatro Salesiano. No evento, os professores foram apresentados à Estreia e ao tema da Campanha da Fraternidade de 2022 em uma programação descontraída e repleta de elementos de ludicidade. O mesmo espírito impregnou o tão aguardado Encontro de Educadores Novatos, que aconteceu à tarde, na mesma unidade. A equipe pastoral dos Salesianos Bahia preparou uma apresentação que introduziu aos novos educadores os princípios e práticas de uma comunidade salesiana, com toda a alegria e a amorevolezza que marcam nosso carisma.

As atividades encerraram no sábado, com a reunião formativa do corpo docente, realizada simultaneamente nas duas escolas. Nelas, as equipes comemoraram os aniversariantes do mês, a chegada de novos membros (filhos) à nossa família, o retorno das aulas presenciais e as conquistas da equipe no último ano. Uma reflexão sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco e momento oracional também marcaram o encontro.