Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Primeira fora da capital baiana, escola atenderá estudantes do Ensino Infantil e Turno Complementar

Valentina Santana de Jesus, aluna do Colégio Salesiano Dom Bosco em Salvador-BA (Foto: Bruno Ricci)

Os Salesianos Bahia anunciaram, nesta terça-feira (27), o lançamento de uma nova unidade em Camaçari para o ano de 2023. Com a adição, a rede de ensino contará com 3 escolas no estado oferecendo a metodologia salesiana de educação. O Colégio Salesiano Dom Bosco – Camaçari atenderá, inicialmente, estudantes do Ensino Infantil e Turno Complementar (com opção de 3 a 5 dias).

O projeto de expansão surgiu por meio de um convite feito pela Diocese de Camaçari. Em Salvador, a presença dos Salesianos completou 125 anos de história pautados no sistema preventivo de seu fundador, Dom Bosco, que está disposto na trilogia: Razão, Religião e Amor. “Por ter muito contato com a família Salesiana, Deus me deu essa inspiração para que eu pudesse fazer esses contatos e iniciar então essa presença Salesiana, que muito irá contribuir para o crescimento da fé católica, da boa educação, da promoção humana de nossas crianças e jovens”, explica o Bispo da Diocese, Dom Dirceu.

“A expectativa que temos é a de continuar propagando o Carisma Salesiano, por meio da educação cristã, e, na mesma medida, contribuir para o desenvolvimento da sociedade camaçariense. Somos uma rede de ensino reconhecida pela excelência na educação e levamos a sério o nosso compromisso social, por isso entendemos que este é um processo de crescimento, o qual devemos acompanhar de maneira muito próxima e cuidadosa”, pondera o diretor geral dos Salesianos Bahia, Padre Eudes Barreto.

Sistema de Ensino – A estrutura pedagógica dos Salesianos visa a formação plena e dinâmica dos alunos, os quais contam com uma abordagem sociointeracionista focada em suas habilidades. O segmento infantil trabalha com 3 eixos ligados ao processo de descoberta e conhecimento da criança, que são concentrados na construção da identidade própria, socialização e desenvolvimento gradual da autonomia.

Seguindo a concepção defendida por Dom Bosco de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, a instituição trabalha a formação integral dos estudantes em um processo que busca valorizar a evolução e harmonia de diversas competências por meio do autoconhecimento, autoavaliação, empatia, responsabilidade e pensamento crítico e social, por meio da educação socioemocional, tecnológica, esportiva, artística, ambiental e religiosa.