Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Equipes solucionaram desafios da First Lego League e conheceram atividades desenvolvidas na liga da instituição

O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou, na tarde da última terça-feira (25), uma Aula Experimental de Robótica para alunas do Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. Com o objetivo de introduzir e ampliar o conhecimento sobre tecnologia das educandas, a ação foi dividida em dois momentos para abranger os turnos matutino e vespertino. As equipes solucionaram desafios da First Lego League (FLL) e conheceram atividades desenvolvidas na liga da instituição.

Com o tema Super Powered, 5 times foram formados para cumprir a missão de modificar o robô e criar uma programação para a máquina por meio do trabalho colaborativo. Entre as tarefas, cada grupo teve a oportunidade de elaborar construções, levantar hipóteses e aguçar a curiosidade entre resoluções de problemas. As fases da aula seguiram etapas de teste e apresentação das propostas, além de ter contado com muita interação entre as estudantes.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) dos Salesianos Bahia, Marcus Brandão, ressaltou a importância das garotas serem representadas no campo tecnológico, no qual ainda predomina a participação masculina. O educador explicou que carreiras em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) precisam ser trabalhadas sob diversos ângulos e que isso só é possível com a oferta de oportunidades para quem ainda não chegou nesses espaços. “A presença feminina em equipes de robótica pode ajudar a desfazer estereótipos de gênero e mostrar que a tecnologia é uma área acessível para todos e todas”, afirmou.

Liga de Robótica Salesianos Bahia – Coordenada pelo NTE, a liga tem o intuito de encorajar os estudantes salesianos em valores relacionados à curiosidade, trabalho em equipe, criação e colaboração de diferentes áreas do conhecimento. Com os treinamentos ministrados nas aulas, as equipes já participaram de competições e torneios de robótica nacionais e internacionais, como a FLL e OBR.

Por Assessoria de Comunicação (Salesianos Bahia)