Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Festejo acontece em meio a 10ª conquista do troféu Top of Mind de 2023 e expansão da pedagogia salesiana em Camaçari

Imagem: Élder Silva (Salesianos Bahia)

Os Salesianos Bahia celebraram os 18 anos do Colégio Salesiano Dom Bosco, na Avenida Paralela, na última terça-feira (31), data que marca o dia do fundador da instituição. Desde a sua inauguração, em 2005, a escola vem mantendo a qualidade de ensino da Rede Salesiana, apoiada no espírito de formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A programação teve início com a acolhida dos novos estudantes, os quais foram recebidos no estacionamento do colégio pela banda musical formada pelos educadores e Equipe de Pastoral do colégio. Em meio a 10ª conquista do troféu Top of Mind de 2023 nos segmentos “Escola Particular de Educação Infantil” e “Escola Particular de Ensino Médio”, a celebração contou com uma missa solene em gratidão aos anos de sucesso na formação para o futuro e educação dos estudantes da unidade da Paralela e em homenagem a Dom Bosco.

Um dos pontos altos da comemoração, foi a presença da relíquia de São João Bosco, objeto muito importante na comunidade católica. De grande valor sagrado, o receptáculo foi venerado em memória dos inestimáveis feitos do Santo pela educação da juventude na época de seu sacerdócio e em seu desdobramento ao redor do mundo.

Durante a cerimônia, o diretor geral dos Salesianos Bahia, Padre Eudes Barreto, recordou o extenso histórico da rede de ensino em agregar na vida das pessoas também nos contextos religioso e familiar. “O Carisma Salesiano é dinâmico e, ao alcançar muitas pessoas, nos permite viver laços de família com muita autenticidade e felicidade. Nesse ritmo, o elemento chave que nos faz caminhar é o sopro do Espírito Santo”, ponderou.

O evento ainda promoveu um momento de tributo àqueles que completaram mais de 15 anos de história na unidade. Ao serem homenageados com uma mensagem de reconhecimento, os educadores foram contemplados com placas e cordões em agradecimento ao período de convivência e construção da identidade salesiana na sociedade soteropolitana.

Na missa, estiveram presentes importantes membros da Comunidade Salesiana do Salvador, como os Padres Valdemar Pereira (Conselheiro e Vice-Diretor), Paulo Andrade (Decano e Confessor), Maurício Lima (Diretor Escolar do Colégio Salesiano Dom Bosco – Camaçari), Ildefonso Mesquita (Coordenador de Pastoral do Liceu Salesiano do Salvador) e Cleyton Coutinho (Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco – Paralela). Além deles, marcaram presença as gestoras educacionais, Cristina França e Graça Macêdo, e os gestores administrativos Deraldo Brito e Daniel Torres.

Salesiano em Camaçari – Ao final do festejo, o diretor expressou alegria com a expansão da pedagogia salesiana na cidade de Camaçari. O lançamento foi anunciado em dezembro de 2022 e contemplará estudantes do Ensino Infantil (G1 a G5) e Turno Complementar (com opção de 3 a 5 dias).

O projeto de expansão surgiu por meio de um convite feito pela Diocese de Camaçari. Em Salvador, a presença dos Salesianos completou 125 anos de história pautados no sistema preventivo de seu fundador, que está disposto na trilogia: Razão, Religião e Amor. Seguindo a concepção defendida por Dom Bosco de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, a instituição trabalha a formação integral dos estudantes em um processo que busca valorizar a evolução e harmonia de diversas competências cognitivas e sociais.

Texto: Caroline Bispo