Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Em meio ao aniversário do Salesiano Dom Bosco e inauguração do Salesiano Camaçari, rede celebrou o Top of Mind 2023

Celebração da conquista acontece em meio a expansão da pedagogia salesiana na cidade de Camaçari (Foto: Jonas Farias)

Com o retorno às aulas, os Salesianos Bahia celebram pela 10ª vez o Top of Mind, a mais importante e respeitada premiação de lembrança espontânea do mercado soteropolitano, nos segmentos “Escola de Educação Infantil” e “Escola Particular de Ensino Médio”. A tradicional rede de ensino, que em 2022 completou 123 anos de presença em Salvador, celebra o aniversário de 18 anos do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) e, também, a expansão da rede para Camaçari, reafirmando o compromisso com uma educação voltada para a formação integral do ser humano.

Para o diretor geral dos Salesianos Bahia, Padre Eudes Barreto, a conquista do prêmio Top of Mind pela 10ª vez é “motivo de grande orgulho para a Instituição” por representar um reconhecimento da contribuição da Educação Salesiana com a sociedade por parte da população de Salvador.

“A conquista do Top of Mind é um sinal de referência, reconhecimento e excelência no processo de educação que desenvolvemos através da filosofia salesiana de ensino. A sociedade baiana mais uma vez reconheceu nosso compromisso em formar bons cristãos e honestos cidadãos, preparando aqueles e aquelas para atuarem em uma sociedade cada vez mais desafiadora. Contribuir para esse processo é para nós Salesianos motivo de alegria e orgulho”, comemorou.

Pedagogia Salesiana – A filosofia de acolhimento e desenvolvimento de capacidades acadêmicas, emocionais e interpessoais, segundo Padre Eudes, figuram entre os principais aspectos que tornam a rede de ensino tão lembrada pelas pessoas.

“A pedagogia Salesiana é um tripé: trabalhamos por meio da razão, amor e religião a formação integral do ser humano. Entre tantos elementos, somos lembrados pela capacidade da acolhida, espírito de familiaridade que Dom Bosco sempre cultivou no ambiente educativo, pelo clima de confiança e por sermos uma instituição católica formando futuros profissionais que irão atuar e mudar o rumo da sociedade através de valores cristãos que valorizem a dignidade humana como um todo”, reforçou.

Com dois filhos com passagens no Dom Bosco entre o Ensino Infantil e Médio, o aposentado Raimundo Negreiro destaca que, em meio a tantas instituições, o Salesiano se sobressai pela relação próxima e pela confiabilidade da sua metodologia. “Com a escola, perpassamos a relação de cliente. É como uma família. Tenho um filho que entrou no início dos estudos e hoje está na faculdade e o outro que acabou de iniciar o Ensino Médio. Lá, sempre tive a confiança de estar entregando a educação de ambos em boas mãos”, afirmou.

“O olhar voltado para a religião é um ponto muito forte, na minha opinião, além disso o desenvolvimento de valores e boas práticas fazem com que sempre tivéssemos a segurança que a escola é um ambiente que traz o complemento certo para os ideais que cultivamos em casa”, completou o pai dos jovens salesianos.

Maioridade – Com 18 anos de fundação, o Salesiano Dom Bosco abriu as portas para receber as primeiras turmas em 31 de janeiro de 2005. De lá para cá, a consolidação cresceu ano após ano, formando uma verdadeira família com membros que seguem parte da caminhada desde o início.

“Em 2005, saí do Liceu e fui trabalhar no Dom Bosco como orientadora. Começamos com menos de mil alunos e hoje temos mais de 2 mil. Ao longo dessa jornada, vivi as emoções do que é ser Salesiano”, explica Cristina França, Gestora Educacional do Salesiano Dom Bosco, em Salvador. “Aqui foram construídas amizades que serão levadas para toda a vida. Temos histórias de alunos que hoje, já adultos, sentem saudade, pois nesses 18 anos os fizemos se sentirem acolhidos e parte integrante dessa história”, ponderou.

Caçula da rede até a chegada do Colégio Salesiano Dom Bosco – Camaçari, a unidade localizada na Avenida Paralela conta hoje com uma equipe de trabalho coesa, tanto administrativa quanto pedagogicamente, além das primeiras gerações de alunos que já integram o quadro de colaboradores da instituição. “Ao longo dos anos, tivemos diretores que contribuíram para colocar em prática a pedagogia salesiana. A partir daí, todos nós passamos a ver a escola como nossa casa, nos sentimos família, acolhidos e valorizados”, ressaltou Cristina.

“Percebo o quanto o Salesiano tem mudado a vida de tantas pessoas. É um trabalho feito por muitas mãos, com muito carinho e muitos estudos com o objetivo de fazer dos nossos jovens, pessoas melhores e comprometidas com os valores pregados por Dom Bosco”, concluiu a Gestora Educacional.