Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Evento aberto ao público contou com a presença de familiares de competidores

Foto: Cleise Cardoso (Salesianos Bahia)

A Liga de Robótica dos Salesianos Bahia participou pela 1ª vez da etapa Regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro. Com o tema Super Powered, os dois dias de torneio apresentaram desafios que exigiram soluções tecnológicas dos estudantes, os quais tinham como objetivo encontrar ferramentas de otimização do uso de energia elétrica, além de apresentar seus robôs para avaliação em Core Values. O evento, sediado no Colégio Sesi, no bairro de Piatã, em Salvador, contou com a presença de familiares dos competidores da rede de ensino.

O primeiro dia contou com a integração das equipes de várias escolas dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, que conheceram os projetos umas das outras e puderam interagir nas variadas abordagens de cada time. No segundo dia, os atletas foram desafiados a explorar diversas fontes de energia, assim como sua distribuição, dentro de propostas que seguiam potenciais inovadores de sua utilização.

A estudante Letícia Paraíso, do time ProDera, contou que a vivência na Liga é sempre divertida e instrutiva. A competidora detalha que a sua estreia na FLL proporcionou muitos momentos de união e companheirismo com os demais colegas. “Estou aprendendo muito com a robótica, em poder construir robôs com material LEGO e cumprir as missões da competição. Por conta do timing, às vezes ficamos nervosos e preocupados, mas nos abraçamos em equipe e nos apoiamos. Isso arranca uma força lá de dentro que faz tudo ficar bem”, afirmou.

A analista do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da instituição, Aline Silva, destacou que o crescimento dos alunos é exponencial e extremamente frutífero. Com menos de um ano da Liga, a profissional explica que levar 4 equipes na estreia do maior campeonato de robótica do mundo evidencia a salesianidade de maneira muito enérgica. “É uma honra imensa poder acompanhar a evolução das crianças nas atividades de robótica, principalmente considerando o curto período de Lego Education nos Salesianos Bahia. Com muito trabalho em equipe e de forma muito lúdica, posso ver o quão envolvidos eles estão na área, além de mais maduros, unidos e animados para projetos relacionados. Em nossa Liga, nos fortalecemos uns nos outros e as equipes se empenham para aprender conjuntamente”, comemorou.

Desenvolvida para despertar o interesse dos estudantes nos campos da matemática, física e tecnologia, a dinâmica do evento é voltada para projetar, construir e programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO. Dessa forma, a competição promove desafios de investigação de problemas e busca por resoluções inovadoras para situações da vida real.

Notícia relacionada
Salesianos Bahia estreiam no Torneio Regional de Robótica FLL como uma das escolas com o maior número de equipes no estado

Texto: Beatriz Nobre e Caroline Bispo
Imagens: Beatriz Nobre, Cleise Cardoso e Silvia Bonfim