Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

A Feira Literária Salesiana ainda contou com a presença dos renomados autores Emília Núñez e Ricardo Ismael

Foto: Cleise Cardoso/Elder da Silva

No mundo dos livros, onde a tinta dá vida a histórias e personagens, a Feira Literária Salesiana – FLISA 2024 do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador abriu suas portas como um portal para o sonho. Ao longo dos dias 16 a 20 de julho, a literatura se revelou um passaporte para o imaginário, que levou os jovens a viagens inesquecíveis por terras de aprendizados e leitura.

Foto: Cleise Cardoso/Anita Ferreira

Sob o tema “Leitura: Passaporte que te faz sonhar”, os estudantes e seus familiares participaram de diversas oficinas que estimulavam a expressão artística e a inovação. Estas atividades, desde robótica até percussão, fantoches, grafite, mangá, declamação de poesia e cordel incentivaram a criatividade e o pensamento crítico.

Foto: Anita Ferreira

Para dar um gostinho do que estava por vir na Feira Literária Salesiana, o autor Alessandro Marimpietri ministrou a palestra de abertura sobre o tema “Pais e Filhos no Século XXI: Tecendo Novos Laços”. Marimpietri destacou como a literatura pode ser um elo entre gerações, e como ela pode ajudar a construir vínculos mais profundos e significativos. Após a palestra, Marimpietri interagiu com os pais, tirou fotos e autografou os seus livros “O que é o tempo?” e “Quando somos um só”.

Foto: Anita Ferreira/Pedro Henrique Andrade 

Renata Fernandes encantou os jovens leitores da Educação Infantil e do Fundamental Anos Iniciais com suas contações de histórias. “A Lagartixa com Cara de Salsicha” e “Quanta África tem no dia de alguém?” cativaram os pequenos com temas de diversidade e imaginação.

Foto: Elder da Silva

O encerramento da FLISA, no dia 20, não podia ser diferente. A manhã foi repleta por uma programação diversificada que contemplou uma variedade de atividades culturais e artísticas, como oficinas de música com os professores Rafael Pereira e Itto, de teatro com Gabriela Lima, e de artes com as professoras Eliana Maia e Edilene Cruz. Além das oficinas de robótica e de grafite e a exposição de livros que ficaram à venda durante a Feira.

Foto: Elder da Silva

Um dos momentos mais relaxantes do dia foi a ação “Massagem às Cegas”, promovida pelo Instituto de Cegos da Bahia. A equipe de massoterapeutas cegos e com baixa visão ofereceu sessões de massagem e demonstrou que a deficiência visual não impede o desenvolvimento de habilidades excepcionais. 

Foto: Elder da Silva

A FLISA 2024 também contou com a participação dos autores Emília Núñez, Ricardo Ismael, Marcos Cajé e Ulisses Lima que cativaram os estudantes com suas histórias e trajetórias profissionais.

Foto: Elder da Silva

Para Simone Sales, bibliotecária dos Salesianos Bahia, a FLISA 2024 foi especialmente gratificante: “Esta edição foi muito especial por todo engajamento que a escola sempre dá em seus projetos e pelo tema que valorizou a literatura como uma ferramenta que incentiva os nossos sonhos”.

Ela ainda revela que “É mais uma Feira Salesiana que participo, mas o sentimento é de algo novo, de descoberta. Espero que todas as famílias que estiveram aqui presentes estejam satisfeitas e com o desejo de fortalecer ainda mais a relação com os livros em suas vidas”.