Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Apresentação evidenciou protagonismo juvenil e promoveu encontro de alunos e ex-alunos da instituição

O espetáculo Paixão de Cristo do Colégio Salesiano Dom Bosco estreou, na noite de ontem (3), propondo temas contemporâneos pertinentes à data em mensagem de reflexão e esperança para os dias atuais. A apresentação evidenciou o protagonismo juvenil e promoveu encontro de alunos e ex-alunos da instituição.

Nas sessões das 18h e 20h, o público experimentou uma narrativa ligeiramente diferente da tradicional. Com a direção geral de Jeferson Albuquerque, a trama foi desenvolvida em uma captura de particularidades que conversassem com a plateia, a fim de motivá-la a fazer uma ponte entre os percalços atuais e os dramas vividos por Jesus na época em que esteve na terra.

Em uma releitura dinamizada do personagem Satanás, a peça trouxe camadas modernas na interpretação da figura vilanesca, ao retratar a tentação de Cristo com questionamentos sobre problemas sociais palpitantes, como a desigualdade, discriminação, intolerância e violência.

Para Jeferson, o aspecto humanitário da escola foi um fator referencial na composição do espetáculo, uma vez que os Salesianos são uma rede de ensino que atua na formação integral de indivíduos, nos contextos pessoal, profissional, religioso e familiar. “Somos uma escola dinâmica, com um rico arcabouço, que preza pelo amadurecimento dos estudantes que vivem o ambiente. Os frutos do sagrado e do artístico por meio da mensagem de esperança que conhecemos na trajetória de Jesus Cristo nos educaram enquanto seres humanos em constante construção”, explicou.

O professor também destacou que o processo criativo consistiu em uma atmosfera de aprendizado que se apresentou nas etapas da montagem de forma constante, o que se traduz na própria vivência salesiana. “Desde a pré-produção, quando o roteiro ainda estava sendo escrito, assim como nos momentos entre ensaios e de descanso, até a premiére da peça, fomos ensinados sobre as características do nosso Salvador e a necessidade de incorporá-las em nossas vidas, como fonte de autoconhecimento e guia para as jornadas futuras”, completou.

Arrecadação para obras sociais – Todo o processo de produção objetiva o apoio às famílias do Rio Grande do Norte através do envio de recursos para atender as necessidades da comunidade. O Centro Educacional Dom Bosco iniciou suas atividades em 1988 e, desde então, desenvolve serviços de formação profissionalizante e de ação complementar à escola com oficinas pedagógicas, esportes, atividades artísticas e lúdicas. A iniciativa atende famílias, por meio do acolhimento de crianças, adolescentes e jovens, assegurada pela Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

Texto: Caroline Bispo | Imagens: Caroline Bispo