Programação de volta às aulas contou com espaços interativos que simulavam o caminho para o futuro construído a partir da educação

Imagine chegar na escola para o primeiro dia de aula e encontrar um verdadeiro salão de embarque, pronto para te levar para uma viagem ao futuro, além de diversos personagens, dinâmicas interativas, músicas, brincadeiras e muitos brindes para te receber? Esse foi o ambiente encontrado pelos estudantes do Colégio Salesiano do Salvador e Salesiano Dom Bosco, na cidade de Salvador – BA. Diante de tantos ambientes nas escolas, não haveria lugar melhor para acolhida dos estudantes do que o pátio, espaço sagrado e interativo, o coração de uma casa salesiana. 

Orientados pelo mote “Seu futuro começa agora”, os Salesianos Bahia construíram a programação de volta às aulas do ano letivo de 2022 com base no conceito do caminho para o futuro construído a partir da educação. Para isso, uma instalação interativa no pátio de cada  escola, em frente à Pastoral, exibia uma trilha sobre o “S” da logomarca, na qual foram construídos quatro portões de embarque fazendo referência às coleções didáticas trabalhadas em nossa Rede: Girolhar, Nautas, Rotas e Passaporte. Além disso, personagens das histórias infantis e os mascotes dos Salesianos Bahia marcaram presença nas acolhidas. 

Inspirado em um ambiente de viagem para o futuro, nossos estudantes receberam um cartão de embarque para participar da ação de acolhida. Logo na entrada, foram recebidos pela figura de Dom Bosco vestido de comandante. Na primeira parada, a estação Girolhar, as crianças recebiam sementinhas de girassol, com orientação de como plantar, e um desenho para colorir, além de serem desafiadas a caçarem os personagens da coleção com uma lupa. Já no portão Nautas, um painel-moldura com temática espacial encantou a garotada, que pode vivenciar ser um astronauta e embarcar em um foguete para o espaço. Na sequência, a estação Rotas, com pausa para jogar imagem e ação, e o desafio de descobrir as mais diversas profissões encenadas pelos estudantes. No último portão, o Passaporte, um espaço para fotografia simulando uma sala de embarque de aeroporto. Nela, os alunos encontraram também um mural de recados que convidava os viajantes a deixarem um recadinho para o futuro. 

Dentre os recados deixados em post-its coloridos por todo o mural, foi possível ler os mais diferentes desejos: desde o fim da pandemia de covid-19 e suas variantes, à expectativa de um mundo mais justo e escolha de carreiras futuras. Os pequeninos que passaram por lá também deixaram seus sonhos registrados, como foi o caso de um  aluno do 4º ano que fez questão de reforçar o seu desejo por “ganhar um irmãozinho”. A ação, que encerrou nesta quinta-feira, 10, e começou no dia 31 de janeiro, data em que o Pai e Mestre da juventude entrou para a vida eterna, impactou toda comunidade educativo-pastoral.