Capacitar os educadores para continuar a missão de Dom Bosco, dada por Deus, é o objetivo do encontro

“Todos caminhos trilham pra a gente se ver. Todas as trilhas caminham pra gente se achar…” Foi ao som de “Tudo diferente”, da intérprete Maria Gadú, que os educadores do setor administrativo do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador-BA, foram recepcionados pela equipe de pastoral no auditório do Colégio para mais um encontro de formação em Salesianidade, nesta quinta-feira, 17. No evento, os colaboradores foram presenteados com caderno de anotações com a inscrição “Diário de bordo”, que aponta o mote da campanha de matrículas e acolhida da casa em 2022: “Mais que um colégio, um caminho para o futuro”.

Esse também foi o fio condutor da palestra dirigida pelo assessor de pastoral Felipe Teixeira, que bem defendeu a ideia de carisma como aquilo que dá sentido à missão, brotando do Espírito de Deus para as nossas vidas: “Todo carisma é uma resposta criativa ao que está acontecendo no mundo. Em seu tempo, Dom Bosco viu jovens sendo abandonados, mortos, explorados e, então, ofereceu uma resposta criativa, à luz do Espírito Santo, a esse cenário: uma obra que acolhe e cuida das juventudes, apontando o caminho do bem, do sentido e do amor para o futuro”, explicou.

O momento também deu espaço à acolhida do Ir. Bruno, que se apresentou a toda a comunidade de educadores. Natural do Piauí, o clérigo foi enviado da cidade de Natal-RN para auxiliar a obra salesiana em Salvador-BA.

Por fim, uma novidade foi comunicada aos presentes: a partir de março, os Salesianos Bahia terão um Grupo de Formação Permanente para os educadores. O propósito é espalhar o carisma congregacional salesiano entre todos os colaboradores, a fim de continuar a missão de Dom Bosco de educar evangelizando e evangelizar educando, para a formação de bons cristãos e honestos cidadãos. Enquanto apresentava tal novidade aos colegas, Maria da Purificação, membro da equipe pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco há 10 anos, emocionou a todos com a seguinte frase: “Trabalhando nesta casa, enriqueço a minha dignidade e fidelizo a minha existência, dando propósito aos dias de vida e trabalho”.