Na última segunda-feira, 31, a comunidade salesiana de Salvador-BA comemorou o aniversário de 17 anos do Colégio Salesiano Dom Bosco e o dia do santo fundador da instituição com uma série de eventos especiais. A programação começou com a acolhida das turmas da 3ª série do Ensino Médio pela manhã. Os estudantes foram recebidos no estacionamento da escola pela banda musical formada por educadores e equipe pastoral  da unidade. Entre as canções que embalaram o momento, “A Casa é Sua”, sucesso eternizado na voz de Arnaldo Antunes, deu o tom do encontro.

Mais tarde, eles foram direcionados a uma exposição “Traços de um povo”, que reuniu diversas obras do professor de História da Arte do Ensino Médio, Engelis Feijão. A exposição ocorreu no foyer do teatro da escola e exibiu produções realizadas em diferentes superfícies e materiais. 

Na sequência, os estudantes assistiram ao aulão: Independência: entre franquias e franquezas, sob a direção dos professores Engelis Feijão de História da Arte, Ionara da Hora de Literatura, Carlos Everton de Física e João Luiz de Geografia. Seguindo a proposta do Novo Ensino Médio, todo o conteúdo foi abordado em formato multi e interdisciplinar. Pausa para o lanche, os alunos foram recebidos pelo professor de música, Rafael Pereira, na quadra da escola, onde os alunos encontraram microfone aberto para apresentar seus talentos musicais. 

A programação matutina foi encerrada com um bate-papo descontraído com ex-alunos salesianos sobre Carreira e Oportunidades Profissionais. Bruna Magalhães (Médica, em especialização), Beatriz Paranhos (graduanda no curso de Cinema e Audiovisual) e Vinícius Souza (professor de Geografia na escola) comentaram suas respectivas construções de carreira e desafios no caminho profissional e responderam às dúvidas dos estudantes.

Missa especial em homenagem a Dom Bosco

Encerrando as comemorações, a escola recebeu em seu auditório familiares, ex-alunos, novos e antigos educadores e conselho gestor para uma missa em gratidão aos anos de sucesso na formação para o futuro e educação para o bem. 

Estiveram presentes os Padres Eudes Barreto (diretor dos Salesianos Bahia), Valdemar Pereira (conselheiro e vice-diretor da Comunidade Salesiana do Salvador) e Paulo Andrade (decano e confessor da Comunidade Salesiana do Salvador), José Wilker (Coordenador de Pastoral da Colégio Salesiano do Salvador), Ir. Bruno Santos (tirocinante salesiano).

Na oportunidade, foram convidados os educadores que há 17 anos fazem parte da construção desta história de para uma homenagem. Ao fim da cerimônia, um delicioso coquetel foi servido para os convidados.