Conquista reafirma compromisso contínuo da instituição com educação de excelência e formação integral de jovens e crianças
Os Salesianos Bahia realizaram, na manhã desta terça-feira (23), a benção inaugural da 100ª unidade escolar no Brasil, e 3ª no estado, em Camaçari. O festejo solene contou com a presença do Inspetor do Salesianos Nordeste, autoridades locais e gestores da rede de ensino.
Com o convite feito por Dom Dirceu, Bispo da Diocese de Camaçari, se maturou a ideia de acrescentar um espaço de aprendizado na sociedade camaçariense que trabalhasse com a filosofia de Dom Bosco. Convidado de honra do evento, o Inspetor Pe. Francisco Inácio expressou gratidão pela motivação do sacerdote em estender a presença da pedagogia salesiana na região metropolitana e ponderou sobre as sementes lançadas no já bem sucedido caminho trilhado pela instituição. “É possível ver um caminho pavimentado em assessoria divina e fraternal em prol das gerações desta cidade. A própria realização da solenidade na véspera do dia de Nossa Senhora Auxiliadora, santa muito amada pela Família Salesiana, nos mostra os sinais do afeto e carinho de Deus por essa obra”, afirmou.
De acordo com o inspetor, atingir o marco histórico de 100 unidades escolares da rede de ensino reafirma o compromisso contínuo da instituição com uma educação de excelência e formação integral de jovens e crianças. “Esse é um lugar para continuarmos acreditando na força transformadora do caráter educativo salesiano e construindo um futuro promissor para todos os nossos educandos”, finalizou.
No evento, estiveram presentes os Padres Eudes Barreto (Diretor Geral dos Salesianos Bahia), Maurício Carlos Lima (Diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco – Camaçari) e Ildelfonso Mesquita (Coordenador de Pastoral do Liceu), Cleyton Coutinho (Coordenador de Pastoral do Dom Bosco – Paralela) e Valdemar Pereira (membro da Comunidade Salesiana). Além dos educadores, a celebração contou com a participação de Cláudia Castro (Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco – Camaçari), Cristina França (Gestora Educacional do Colégio Salesiano Dom Bosco – Paralela), Graça Macedo (Gestora Educacional do Liceu Salesiano do Salvador), Daniel Torres (Gestor Administrativo do Liceu Salesiano do Salvador) e Deraldo Brito (Gestor Administrativo do Colégio Salesiano Dom Bosco – Paralela).
Entre as autoridades convidadas, o Bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu, o Vice-Prefeito de Camaçari, José Tude, a Secretária de Educação, Neurilene Martins e o Diretor-Presidente da Empresa Pública de Limpeza de Camaçari (LIMPEC) também prestigiaram a benção solene.
Metodologia de ensino – Seguindo a concepção defendida por Dom Bosco de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, a partir do incentivo à educação socioemocional, tecnológica, esportiva, artística, ambiental e religiosa, as práticas educativas dos Salesianos Bahia visam o desenvolvimento pleno e dinâmico dos estudantes, os quais contam com uma abordagem sociointeracionista focada em seus talentos e habilidades. O segmento infantil trabalha com três eixos ligados ao processo de descoberta e conhecimento da criança, que são concentrados na construção da identidade própria, socialização e desenvolvimento gradual da autonomia.
Por Assessoria de Comunicação – Salesianos Bahia