Na última terça-feira (11), os Salesianos Bahia celebraram a canonização do Santo Artêmides Zatti no Colégio Salesiano Dom Bosco. O irmão salesiano foi homenageado por educadores e estudantes da instituição, que realizaram pedidos amarrando fitinhas na grade.
A celebração ocorreu 2 dias após a missa de canonização do último domingo (9) feita pelo Papa Francisco no Vaticano. De acordo com o assessor pastoral dos Salesianos, Felipe Teixeira, a decisão de comemorar o reconhecimento do irmão salesiano partiu da necessidade de reforçar a história que o Santo Zatti construiu ao longo de sua vida na congregação.
“Sua história foi marcada pela consagração de sua vida e vocação ao cuidado dos doentes, sobretudo os mais pobres e necessitados, portanto, a comunidade educativo-pastoral celebra esse momento de reconhecimento da bondade de seu coração e sua potência inspiradora para as gerações com muita alegria”, afirmou.
Felipe explica que a Rede Salesiana é uma organização de pessoas que se dedicam em tempo integral ao serviço dos jovens e, nesse sentido, há uma grande estima pela liderança acolhedora do religioso. “Seguimos na confiança de que Santo Zatti continua pedalando por nosso colégio, para seguirmos sempre em Espírito de Família e sendo ‘grandes educadores do coração’, como lembrou o Papa Francisco”, concluiu.
Quem foi Artêmides Zatti? Nascido em 1880 em uma família de agricultores, na cidade italiana de Boretto, Artêmides Zatti migrou ainda jovem para a Argentina. Lá, passou a frequentar uma paróquia dirigida pela Rede Salesiana e aos 20 anos decidiu ingressar no seminário oferecido pela instituição, tornando-se leigo professo. No país, atuou durante cinquenta anos no cuidado aos pobres e doentes. Em 2002, foi beatificado pelo Papa São João Paulo II.
Texto: Caroline Bispo
Revisão: Cyda Brito
Fotos: Pastoral Salesiana