No Sábado, 18/05, aconteceu, no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), a capacitação sobre a cultura maker à luz do novo material da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSE) da editora Edebê Brasil: a Coleção Nautas.

A formação, ministrada pelo eng. eletricista e integrante da Brasília FAB LAB, Bruno Amui, objetivou preparar os professores e coordenadores do Ensino Fundamental I sobre a cultura maker, que tem como base a ideia de que qualquer pessoa pode construir objetos e projetos com suas próprias mãos.

De acordo com o site da Edebê Brasil, a coleção Nautas chegará às escolas em 2020 e aposta na aprendizagem maker e na metodologia STEAM, que desenvolve habilidades e competências essenciais para a efetiva formação de cidadãos que viverão os desafios do século XXI, como caminhos para alcançar a excelência no ensino.

Então, para melhor preparar os educadores para a chegada dessa nova proposta educacional, a Edebê e a Rede Salesiana Brasil de Escolas iniciaram um projeto de aprimoramento de habilidades necessárias para os professores desenvolverem novas abordagens em sala de aula, associadas às novas tecnologias.