A 37ª edição do Nordestão Salesiano superou todas as expectativas. Durante os cinco dias de competição, a comunidade educativa salesiana se uniu em torno do espírito esportivo e dos valores de fraternidade para tornar este o maior evento esportivo para jovens atletas do Nordeste. Foi uma edição memorável, e você pode conferir todos os detalhes do que aconteceu no Nordestão na Bahia a seguir.
26/07 – Abertura oficial do Nordestão Salesiano 2024 exalta a cultura nordestina e união esportiva
O esporte sempre foi uma ferramenta capaz de contribuir para a formação humana e promover valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito. Este ideal está no coração das casas salesianas e ganha vida no Nordestão Salesiano. Salvador, que foi a sede da 37ª edição do evento esportivo, recebeu de braços abertos mais 1,2 mil de jovens atletas para a abertura oficial, realizada na última quarta-feira (26), com muita emoção, cultura nordestina e dança.
A cerimônia de abertura começou com a pastoral, que ofereceu um momento oracional para abençoar todos os atletas, suas famílias e a comunidade escolar presentes.
A dança trouxe à tona um pouco da Bahia. Através de gestos e coreografias, os estudantes performaram a rica cultura nordestina. Além disso, entre cada apresentação, houve encenações artísticas de estudantes que interpretaram figuras importantes e inspiradoras para a história salesiana. Dom Bosco, com sua visão pioneira de educação e amor pelos jovens, Madre Mazzarello, fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora e exemplo de liderança e dedicação, e Santa Dulce o “Anjo Bom da Bahia”, reconhecida por sua compaixão e altruísmo com os mais necessitados.
Um dos momentos mais animados foi a entrada das delegações das escolas participantes. Cada escola desfilou com orgulho e as torcidas vibraram e cantaram os seus gritos de apoio.
Este ano, competiram pelas medalhas de ouro as escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador (BA), Liceu Salesiano do Salvador (BA), Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Aracaju (SE), Centro Maria Auxiliadora – CEMAM – Petrolina (PE), Instituto Santa Maria Mazzarello – Recife (PE), Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora – Jaboatão (PE), Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Petrolina (PE), Colégio Salesiano Sagrado Coração – Recife (PE), Colégio Salesiano Dom Bosco – Parnamirim (RN), Colégio Salesiano São José – Natal (RN), Colégio Juvenal de Carvalho – Fortaleza (CE), Instituto Waldemar Falcão Salesianas Aracati – Aracati (CE) e Escola Salesiana São Domingos Sávio – Brasília (DF).
A cerimônia ainda contou com a presença do Olodum, que trouxe ritmo e alegria ao evento, e das baianas de acarajé, que distribuíram as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim e deliciosas cocadas.
27/07 – Missas e início dos jogos
O dia começou com as missas dos atletas, celebradas no Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora e no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.
Os Padres Eudes Barreto, o Inspetor Francisco Inácio Vieira Júnior, Arlan Braga, Ildelfonso Mesquita e Maurício Lima conduziram as cerimônias, abençoando os atletas e reforçando o espírito de fraternidade e competitividade.
Início dos jogos e Noite Cultural
Após as missas, começaram os jogos das modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol, judô, ginástica rítmica e o torneio de robótica.
À noite, a programação continuou com a Noite Cultural, onde as equipes de dança das escolas competidoras emocionaram e inspiraram o público com coreografias que contavam a história do Nordeste e celebravam a diversidade cultural da região.
A presença especial do padre Valdemar Pereira dos Santos, que recebeu a medalha de melhor cordelista dos Salesianos, foi o ponto alto da noite. Ele encantou a plateia com uma de suas obras em cordel.
28/07 – Competições acirradas
O terceiro dia manteve o ritmo intenso com jogos de basquete masculino e feminino, disputas de karatê e o torneio de robótica.
Além disso, um workshop de dança foi realizado na Escola de Dança da FUNCEB, às 9h, para as atletas representantes da modalidade de dança das escolas competidoras. O objetivo foi promover um intercâmbio cultural e artístico entre as participantes, enriquecendo suas experiências e fortalecendo os laços de amizade.
Festa do Atleta
A Festa do Atleta celebrou a participação e o esforço de todos. Durante a noite, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, a festa proporcionou momentos de descontração, confraternização e amizade. Premiações também foram entregues aos atletas salesianos que se destacaram nos esportes.
Um show especial animou todos os presentes, enquanto os patrocinadores do Nordestão apresentavam seus produtos e serviços em stands distribuídos pelo Colégio.
A grande novidade da Festa do Atleta foi o anúncio da próxima sede do Nordestão para a 38ª edição, que ocorrerá em 2025. Natal, no Rio Grande do Norte, foi escolhida como a nova casa do Nordestão e já gerou grande expectativa para o próximo ano.
29/07 – Mais disputas e reunião de avaliação
No penúltimo dia do Nordestão, o espírito competitivo se elevou com as finais do basquete feminino, karatê, xadrez, natação e da ginástica rítmica.
Houve também as animadas disputas de voleibol de praia no CT Gal Campos e do torneio de robótica, no Liceu, enquanto as finais do handebol masculino e feminino agitaram o Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Às 14h, no Spazio La Madonna, houve a reunião de avaliação do Nordestão, que reuniu diretores, gestores e coordenadores de esportes e cultura das casas salesianas de Salvador. Este momento foi essencial para discutir o andamento do evento esportivo e planejar futuras edições. A reunião também incluiu apresentações dos patrocinadores e parceiros, que destacaram suas contribuições para o sucesso do Nordestão.
30/07 – Finais e encerramento
E chegou o último dia, momento em que as equipes do Nordestão Salesiano coroaram seu empenho ao alcançar as finais. No Liceu Salesiano do Salvador, foram realizadas as finais do basquete masculino, com a disputa pelo 3º lugar e a grande final. Simultaneamente, as finais de voleibol ocorreram no IFBA, enquanto as decisões do futsal marcaram o encerramento no colégio Salesiano Dom Bosco Salvador.
Entre toda a comissão do Nordestão na Bahia, há a certeza de que o evento foi um sucesso. Esse resultado final reflete o envolvimento de todos os educadores, atletas e famílias, bem como reforça ainda mais o legado de Dom Bosco. São iniciativas como esta que promovem o desenvolvimento humano dos jovens através do esporte e cultivam valores de união desde cedo. Assim como diz o lema do Nordestão: “Esporte e Fraternidade tecendo a amizade”.