Um bate-papo inspirador sobre histórias de vida, empoderamento de mulheres negras, feminismo e resiliência. O auditório do Salesiano Dom Bosco foi o palco do encontro para os alunos das turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, e do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental 2, que acompanharam atentos, na última semana, a mesa redonda “Mulheres, a luta continua!”.

O evento teve em sua abertura uma homenagem em lembrança à colaboradora Andréa Mércia, cuja filha Maria Beatriz Araújo foi a mediadora do bate-papo que contou com a participação de Cristina da Mata, Pedagoga e Especialista em História da Cultura Africana e Afro-brasileira; Alexandra Santos Conceição, Psicóloga, Especialista em Saúde Mental e Mestre em Educação; Caroline Ramos, Assistente Social e professora; e Maritta Souza, Delegada de Polícia Civil e Titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

Em outro momento, dando sequência ao evento, as turmas da 1ª série do Ensino Médio acompanharam os depoimentos das convidadas, Ana Lucena, psicóloga, que abordou um pouco sobre o assunto Assédio Sexual; Isabela Conde, Fisioterapeuta e vítima de tentativa de feminicídio, relatando um pouco sobre sua história de superação; e Caroline Ramos, Assistente Social e professora que falou sobre o processo de resistência e algumas ações desenvolvidas com vítimas de agressores.

Já em outro período, com as turmas da 2ª série do Ensino Médio, o debate girou em torno da temática “Poetas Baianas” com a participação das autoras Clarissa Macedo e Kátia Borges, esclarecendo um pouco sobre o mercado de Literatura para novos escritores, o mundo digital e a vida na arte de escrever.

O evento contou com espaço para o debate, trazendo importantes depoimentos das alunas que trouxeram relatos de situações machistas ocorridas no dia a dia, e dos jovens se posicionando a favor do respeito à mulher e contra o machismo na sociedade.