Aconteceu no sábado, dia 07 de março, no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco, o primeiro Encontro de Formação para a equipe pedagógica dos Salesianos Bahia. O evento teve como palestrante o professor Dr. Anderson de Alencar Menezes, abordando a temática “Nova BNCC e as Competências Socioemocionais”. O professor Anderson é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal e Pós-doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Recife/Universidade de Valencia (Espanha).

O encontro, que contou com a participação de mais de 250 educadores das Unidades Nazaré e Paralela, discutiu a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento normativo que serve de referência para a elaboração dos currículos de todas as Instituições de Ensino que ofertam educação básica no País. Mais do que isso, a Base Nacional orienta também a elaboração e revisão das propostas pedagógicas, nas políticas para formação de professores, nos materiais didáticos e avaliações.

A BNCC foi criada com o objetivo de promover a equidade por meio de uma formação integral do cidadão. Ao se falar em uma educação completa, trata-se não apenas do desenvolvimento intelectual, mas também social, físico, emocional e cultural, compreendidos como fundamentais para uma total construção do saber, ou seja, a ideia, de forma geral, é que o aluno passe a aprender prioritariamente para a vida, baseada em habilidades e competências, e não exclusivamente para a prova.

De acordo com o diretor dos Salesianos Bahia, Padre Eudes Barreto, o Plano de Formação para Educadores atende uma iniciativa da Congregação e da Inspetoria Salesiana com o objetivo de capacitar toda equipe pedagógica das Unidades Nazaré e Paralela – incluindo padres, formandos e leigos – fundamentada na missão e no carisma Salesiano.

“Todas as escolas estão se adequando às normas da nova BNCC e não seria diferente com nossa Instituição de Ensino. Assim, o Encontro de Formação surge da própria necessidade da área de Educação em aplicar as novas diretrizes, repensar nossa proposta de ensino e sistematizar o encontro de formação com os Educadores Salesianos”, explica.

“O encontro foi importante pelo conhecimento adquirido com a temática de discussão da nova base curricular e pela participação dos professores da Instituição. Fica o sentimento de gratidão pela capacitação”, afirma Maíse Cordeiro, coordenadora de projetos educacionais dos Salesianos Bahia.

Plano de Formação para Educadores
A palestra com o professor Dr. Anderson de Alencar abordando a temática da nova BNCC é apenas o primeiro encontro, de uma série de cinco, que integra o Plano de Formação para Educadores da Escola Salesiana. A iniciativa, que irá acontecer ao longo do ano, prevê a capacitação da equipe pedagógica sempre com um profissional da área da Educação e um tema de relevância acadêmica para os educadores. O Plano engloba ainda a formação de colaboradores com encontros mensais, realizado com o apoio da Pastoral.