Estudantes do ensino médio puderam conhecer projetos educativos e simular votação na urna eletrônica
O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou, na última quarta-feira (21), uma ação de combate às fake news em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A atividade teve como mote o “Enfrentamento à Desinformação”, que foi ministrado pelo Secretário de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições do órgão, Victor Xavier, e contou com a participação do professor de história da escola, Emerson Carvalho, como mediador. Na ocasião, os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer projetos educativos e simular votação na urna eletrônica.
A iniciativa foi dividida em três momentos. No primeiro, foi feita uma palestra que retratava a democracia no Brasil, o processo de início da ditadura até sua implantação em abril de 1964 e o sufrágio feminino, o qual só foi instituído a partir de 1932. Ao longo da apresentação, um bate-papo entre o secretário e os alunos foi aberto, no qual diversos temas foram abordados. Entre eles, a regra do art. 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que veda a prisão dos candidatos que concorrem neste ano, a não ser em caso de flagrante delito.
Durante o debate, Victor Xavier definiu a desinformação, em relação à democracia, como um ato de “manipulação”. O secretário explicou que o fenômeno impede o acesso à transparência nas informações. “É o cerceamento da sua liberdade de escolha e uma indução ao erro”, afirmou.
Em seguida, o TRE-BA proporcionou aos educandos uma breve simulação de voto nas urnas eletrônicas disponibilizadas pela instituição, com base nas eleições deste ano para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. Na terceira e última etapa, os alunos conheceram a revista em quadrinhos “Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação” e responderam um questionário online.
A atividade também contou com a presença da gestora educacional Cristina França, da orientadora educacional Cláudia Blanc, do articulador educacional Adriano Silva e do supervisor pedagógico Robério da Silva, como representantes do conselho pedagógico do colégio. “Os Salesianos buscam viabilizar, aos seus estudantes, o papel de protagonistas da sua própria história, o que explica eventos como esse, que possibilitam o desenvolvimento da autonomia e consciência sobre questões da vida em sociedade”, finalizou Cristina.
Texto: Cleise Cardoso
Correção: Caroline Bispo
Fotos: Beatriz Nowa e Elder Santos