Logo Salesianos
“É uma grande oportunidade que nós oferecemos em nosso processo formativo, educativo-pastoral em nossas escolas, possibilitando aos nossos alunos olhar para o futuro e projetar os seus sonhos. É uma oportunidade que os nossos estudantes têm para entrar em contato com profissionais de diversas áreas e conhecer um pouco mais das profissões”, foi com essas palavras que o diretor dos Salesianos Bahia, Pe. Eudes Barreto, descreveu o Circuito de Profissões, realizado no último sábado, 27/08, em Salvador, com a presença de estudantes do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio das duas escolas: Liceu Salesiano do Salvador e do Colégio Salesiano Dom Bosco

A Abertura do evento contou com a apresentação da esquete “Plano de voo”, dirigida e encenada por Felipe Teixeira e Gustavo Nery. A trama contou a história de um piloto e um comissário que necessitam direcionar seus tripulantes ao destino correto, fazendo uma analogia à gama de possibilidades que o evento trazia para nossos estudantes. “A peça trás essa dificuldade da escolha, mas que não tem problema a gente recalcular rota, não tem problema a gente pousar no aeroporto, fazer escala, não tem problema a gente mudar de aeronave, mas que a gente, a partir do sentido da vida, vá buscando esse nosso plano de voo, nessa nossa carreira”, comentou o Assessor de Pastoral, Felipe Teixeira. Segundo ele, a presença da Pastoral no Circuito de Profissões está muito em ligar a profissão ao sentido da vida”

O evento contou com a participação de mais de 150 profissionais atuantes e ligados às instituições de ensino superior, às Forças Armadas e às Polícias Civil, Militar e Federal, além de 80 diferentes cursos. “Eu estou aqui hoje para poder escolher qual faculdade eu posso ingressar no futuro. Aqui é uma mega oportunidade para gente que tá indecisa. Então acho que a diversidade de estar aqui, vai apoiar, ajudar a gente na nossa escolha”, afirmou a estudante Sarah Cristina, da 3ª série do Liceu.

O Circuito de Profissões, além de ajudar aqueles que ainda estão indecisos, pode contribuir para reforçar uma decisão ou mesmo considerar novas oportunidades de escolha, como aconteceu com Cailane Rebeca, aluna da 3ª série do Dom Bosco. “Meu primeiro circuito de profissões foi em 2019 e eu achava a minha vida toda que queria fazer medicina, mas depois de conversar com a profissional e tirar as minhas dúvidas sobre a área, eu vi não era para mim, daí nos anos seguintes eu comecei a ver outras áreas que são mais a minha cara e hoje tenho certeza do que eu quero fazer, que é engenharia de software. Por isso, acho muito importante, muito válido vir aqui para o circuito de profissões”, relatou a estudante.

Para a orientadora pedagógica, Itana Suzart, o Circuito de Profissões foi mais um evento que os Salesianos Bahia realizaram dentro de uma filosofia humanista, de empatia, com a proposta de servir ao outro, de perceber o outro, de olhar para o outro com amorevolezza, como dizia Dom Bosco. “O nosso desejo é que esses jovens possam exercer seu futuro, seja qual for a sua opção, em prol do outro. Que ele se realize enquanto profissional em servir, em contribuir com a sociedade”, explicou a educadora.

Texto: Cleise Cardoso
Revisão: Cyda Brito
Fotos: Élder Santos