Logo Salesianos

Estudantes se inteiraram sobre a importância de seus papéis no cotidiano escolar

Na última quarta-feira (26), o Colégio Salesiano Dom Bosco – Paralela realizou a Cerimônia de Representantes de Turma para os educandos do 5º ano do Fundamental Anos Iniciais até o Ensino Médio. Assumindo o posto de liderança de suas classes, os estudantes foram incentivados a criar espaços de diálogo, reconhecidos pelo protagonismo juvenil e puderam se inteirar sobre a importância de seus papéis no cotidiano escolar.

Entre os convidados, a solenidade recebeu a Capitã Alcilene Coutinho, da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV-Bahia), que compôs a mesa solene e discursou sobre a responsabilidade de agir com equilíbrio e moderação na tomada de decisões. “As nossas diferenças produzem riquezas e precisam transformar o ambiente em que atuamos. Dessa forma, é necessário pensar no seu potencial transformador”, explicou.

A militar ainda reforçou que a pluralidade deve ser usada como uma ferramenta de acolhimento e promoção da justiça social, apesar dos conflitos, os quais surgem como situações que geram amadurecimento de vínculos nas salas e comunidades. A fala da capitã encerrou com um lembrete de que é importante não escolher a violência, e sim a construção de espaços de interação e escuta ativa.

A ocasião contou com a presença do diretor geral dos Salesianos Bahia, Padre Eudes Barreto, da gestora educacional Cristina França, do gestor administrativo Deraldo Brito e do coordenador de Pastoral da unidade, Padre Cleyton Coutinho. Além dos educadores, as orientadoras educacionais dos segmentos, Michele The, Lenise Moreira, Erla Alecrim, Thais Passos, Thiana Souza e Cláudia Blanc também marcaram presença. O Padre Valdemar Pereira, conselheiro e vice-diretor da Comunidade Salesiana do Salvador participou do evento como membro de honra.

Assessoria de Comunicação
Salesianos Bahia