No último sábado (28), ocorreu o Retiro dos Educadores Salesianos Bahia, organizado pelas Pastorais dos Colégios Salesiano Dom Bosco e Salesiano do Salvador, coordenado por Padre Ildelfonso Mesquita e Everediana respectivamente.

O primeiro momento do Retiro sobre Santidade, orientado pela abordagem feita na Estreia 2019, que teve como tema “A Santidade é também para você”, trouxe a reflexão sobre o chamado de Deus para a Santidade. Para isso, o Padre Mesquita trouxe grandes exemplos que confirma a possibilidade de viver esse desejo divino, como Irmã Dulce, Madre Mazzarello e o grande Mestre Salesiano, São João Bosco.

Posteriormente, cada integrante da família Salesiana Bahia foi direcionado a viver o deserto, que consiste em um momento de intimidade com Deus e de autoconhecimento, a fim de proporcionar um instante reservado para pensar também sobre a vida ser conduzida a partir das bem-aventuranças.

Além disso, os participantes experimentaram reproduzir o gesto humilde e grandioso do “Lava pés”, tornando o processo profundamente humanizado, mas principalmente destacando a autenticidade espiritual. Esse foi uma das ocasiões mais marcantes e emocionantes de todo o dia.

Houve, ainda, uma etapa reservada para o compartilhamento de ideias sobre como ser Santo no século XXI. A partir disso, os educadores Salesianos trouxeram diversas opiniões, mas sempre convergindo para um mesmo ponto: que ser Santo é uma escolha possível.

Antes da Missa, o Padre Carlos explanou mais sobre o tema “A Santidade é também para você”, complementando com suas palavras sábias que o caminho para a Santidade é uma experiência trabalhosa, intensa e imprescindível para vida de todo Cristão. Por fim, ocorreu a Celebração Eucarística presidida pelos Padres. Ildelfonso Mesquita e Carlos Alberto.