O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) lançou o projeto “SDB NO ENEM”, que visa criar estratégias inovadoras para a construção de conhecimento relacionadas às novas formas de acesso a conteúdo e à informação.

A partir do “SDB NO ENEM”, os estudantes da 3° série do Ensino Médio estarão em constante acesso aos conteúdos que são recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros vestibulares do país. Assim, teremos mais um meio para examinar o empenho e auxiliá-los a melhorar o rendimento acadêmico individual.

Para isso, então, a cada semana, serão lançadas questões de uma das áreas de conhecimento abordadas nos exames. Nesta semana, o exercício é da disciplina de Biologia, que se insere em Ciências da natureza e suas tecnologias.

Segue a lista de exercício para o sucesso, alunos da 3° série do EM:

Questão 01 (IFPE)Pesquisadores conseguiram criar, pela primeira vez, formas primitivas de óvulos e espermatozoides humanos em laboratório. A descoberta pode ajudar a solucionar problemas de infertilidade e, potencialmente, permitir o desenvolvimento de novos tipos de tecnologia reprodutiva.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-criam-formas-primitivas-deovulo-e-esperma artificial>. Acesso em: 23 set. 2015.

O material genético presente nas células humanas está localizado:

(a) No núcleo.
(b) Na membrana plasmática.
(c) Livre no citoplasma.
(d) Nos cloroplastos.
(e) Nos lisossomos.

Questão 02 (UFRGS)
O ATP atua como um tipo de “moeda energética”.
Considere as seguintes afirmações sobre essa molécula.
I – A molécula é um nucleotídeo composto por uma base nitrogenada, uma ribose e um grupo trifosfato.
II – A hidrólise da molécula libera energia livre que pode ser utilizada no transporte ativo.
III – A síntese da molécula pode ocorrer na ausência de oxigênio, quando a glicólise é seguida pela fermentação.
Quais estão corretas?

(a) Apenas I.
(b) Apenas II.
(c) Apenas I e III.
(d) Apenas II e III.
(e) I, II e III.

Questão 03 (UFPR)
Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica.

Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.

(a) Núcleo e mitocôndrias.
(b) Citosol e mitocôndrias.
(c) Núcleo e retículo endoplasmático.
(d) Citosol e retículo endoplasmático.
(e) Peroxissomos e retículo endoplasmático.

Questão 04 (UFRN) Gerações sucessivas de bactérias da espécie Escherichia coli foram cultivadas num meio cuja única fonte de nitrogênio era o isótopo 15N, o qual se incorporou nas moléculas de DNA. Posteriormente, essas bactérias foram transferidas para um novo meio, onde existia o 14N como única forma de nitrogênio. Em relação ao experimento, pode-se prever que, nesse novo meio:

(a) ao final da 1ª geração, será formada moléculas de DNA apenas com 15N e moléculas apenas com 14N.
(b) ao término da 1ª geração, todas as moléculas de DNA apresentarão apenas 14N incorporado.
(c) ao término da 2ª geração, cerca de 1/4 do DNA será híbrido, sendo o restante não híbrido.
(d) ao final da 2ª geração, cada molécula híbrida de DNA formará duas moléculas, sendo uma híbrida e outra não.

Questão 05 (PUC-RS) Numa pesquisa, uma fita-dupla de DNA de leveduras foi construída usando-se isótopos pesados. Depois disso, essa fita-dupla passou por um ciclo de replicação, no qual foi permitido que as novas fitas de DNA fossem construídas com isótopos leves. Comparando-se o peso das amostras de DNA antes e depois da replicação, verificou-se que, devido à replicação:

(a) conservativa, preservam-se as fitas-duplas de DNA pesadas e produzem-se novas fitas leves.
(b) conservativa, formam-se novas fitas-duplas de DNA com cadeias leves entremeadas em cadeias pesadas.
(c) dispersiva, produzem-se novas fitas-duplas de DNA com cadeias leves intercaladas em cadeias pesadas.
(d) semiconservativa, as novas fitas-duplas de DNA ficam mais leves que a fita-dupla original.
(e) semiconservativa, formam-se novas fitas-duplas de DNA apenas com cadeias leves.

Questão 06 (PUC-CAMPINAS) O esquema a seguir mostra dois ciclos de replicação de moléculas de DNA. Um par de bases nitrogenadas está identificado. Após a replicação da molécula I, uma adenina sofreu uma desaminação e transformou-se em hipoxantina (H), base que normalmente emparelha-se com citosina (C).
Considerando as moléculas III, a mutação no par de bases indicado estará presente em:

 

(a) 1, apenas.
(b) 2, apenas.
(c) 1 e 2, apenas.
(d) 3 e 4, apenas.
(e) 1, 2, 3 e 4.

Questão 07 (UFLA) Analise as proposições abaixo sobre a replicação e a transcrição do DNA e assinale a alternativa correta.
I. O modelo de replicação é semiconservativo.
II. A principal enzima envolvida na replicação é a RNA polimerase.
III. A partir da transcrição do DNA, é sintetizada uma molécula de RNA de fita simples.
IV. A replicação do DNA produz duas moléculas de DNA idênticas.

(a) Somente as proposições I e IV são corretas.
(b) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
(c) Somente as proposições II, III e IV são corretas.
(d) Somente as proposições II e III são corretas.

Questão 08 – As espécies são muito estáveis, de geração para geração. Que propriedade do DNA poderia ser relacionada a essa estabilidade?

(a) Capacidade de mutar.
(b) Capacidade de fabricar RNA.
(c) capacidade de fabricar cópias de si próprio.
(d) Ter estrutura em dupla-hélice.
(e) Possuir bases nitrogenadas.

Questão 09 (ENEM 2015) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18. A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como

(a) estrutural, do tipo deleção.
(b) numérica, do tipo euploidia.
(c) numérica, do tipo poliploidia.
(d) estrutural, do tipo duplicação.
(e) numérica, do tipo aneuploidia.

Questão 10 (UFMT) – Quanto às mutações cromossômicas, leia as afirmações abaixo:
I – As mutações numéricas podem ser classificadas em dois tipos: euploidias e aneuploidias.
II – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas (formando-se células 3n, 4n e assim por diante).
III – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos.
IV – A síndrome de Down e a síndrome de Turner são alguns exemplos de aneuploidias.
Estão corretas:

(a) I e II, apenas
(b) I e III, apenas
(c) I, II e IV, apenas
(d) I, III e IV, apenas
(e) III e IV, apenas

Questão 11(UFTM-2007) – Ao se analisarem as células da mucosa oral de uma mulher, verificou-se que estas apresentavam duas marcações correspondentes à cromatina sexual, ou Corpúsculo de Barr, como mostram as setas da figura.

Pode-se dizer que, provavelmente, essa mulher

(a) é portadora da síndrome de Turner.
(b) é portadora da síndrome de Klinefelter.
(c) tem 46 cromossomos, dentre os quais 2 cromossomos sexuais.
(d) tem 46 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.
(e) tem 47 cromossomos, dentre os quais 3 cromossomos sexuais.

Questão 12 ACAFE 2013/2 – As aberrações cromossômicas são alterações estruturais (perda de pedaços ou inversões) ou alterações numéricas (falta ou excesso) de cromossomos nas células. Essas alterações podem levar ao desenvolvimento de algumas síndromes, ou mesmo à inviabilização do desenvolvimento embrionário. Uma síndrome conhecida é aquela na qual indivíduos nascem com uma monossomia do cromossomo X, ou seja, com cariótipo 45,X. Esta síndrome também é conhecida como:

(a) Síndrome de Down.
(b) Síndrome de Klinefelter.
(c) Síndrome de Turner.
(d) Síndrome de Patau.

Questão 13 (Cesesp-PE) – Afirmativas sobre aberrações cromossômicas na espécie humana são feitas a seguir.
I. A síndrome de Down ou “mongolismo” representa um caso de trissomia.
II. A síndrome de Turner representa um caso de monossomia.
III. A síndrome de Klinefelter representa um caso de tetrassomia.
Assinale:

(a) Todas estão corretas.
(b) I e II estão corretas.
(c) II e III estão corretas.
(d) I e III estão corretas.
(e) Somente I está correta.

Questão 14 (UFMG) – A identificação do fator que origina indivíduos com síndrome de Down se tornou possível pela utilização da técnica de

(a) cultura de células e tecidos.
(b) mapeamento do genoma humano.
(c) produção de DNA recombinante.
(d) contagem e identificação dos cromossomos.

Questão 15(PUC-RS-1999) –

Acima, representa-se esquematicamente uma alteração estrutural de um cromossomo que serve de exemplo para o fenômeno denominado

(a) duplicação.
(b) translocação.
(c) transdução.
(d) deleção.
(e) inversão.