Os Salesianos Bahia foram homenageados, na noite da última segunda-feira (30), com a comenda alusiva aos 180 anos de fundação do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado. A cerimônia, realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador, celebrou a trajetória do mais antigo conselho educacional do país com a entrega da Comenda de Honra “CEE/180 anos” às instituições e personalidades que se destacaram por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da Educação na Bahia e no Brasil.

A chegada dos Salesianos em Salvador foi destaque na abertura da programação do evento que mostrou que a história da educação no Brasil perpassa com a dos Salesianos na Bahia. A noite dedicada à Educação contou ainda com diversas intervenções teóricas, artísticas e culturais, além de uma conferência com o professor Aloízio Mercadante sobre os ‘Caminhos e descaminhos da Cidadania Brasileira’.

Para o diretor dos Salesianos na Bahia, Pe. Eudes Barreto, a homenagem é um reconhecimento do trabalho incansável de Salesianos e leigos em prol de uma educação mais humana e mais justa. “É uma alegria para nós recebermos mais um reconhecimento da sociedade baiana através deste prêmio. Nós, enquanto Salesianos, que já formamos gerações e gerações, temos um compromisso com a Educação de formar bons cristãos e honestos cidadãos, segundo a pedagogia salesiana, segundo o coração de Dom Bosco, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia os membros do Conselho Gestor dos Salesianos Bahia, Pe. José Wilker, Graça Macêdo, Cristina França e Deraldo Brito.

CEE Bahia – Criado na Bahia em 25 de maio de 1842, foi o primeiro conselho de educação do país, ainda no Brasil Imperial do Século XIX. Órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado baiano, o Conselho Estadual de Educação estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, sejam elas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, presencial ou a distância. Também cabe ao conselho guiar as instituições de ensino superior públicas, bem como habilitar seus cursos.

Texto: Cyda Brito
Fotografia: Larissa Ramos