O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) sediou nos dias 27 e 28 de julho, pela primeira vez na Bahia, uma Simulação da Câmara dos Deputados, com o tema “Viva a Câmara e o senado”, projeto desenvolvido pela Internationali Negotia, instituição fundadora do conceito de simulações realizadas em escolas no Brasil, desde 2001.
A Simulação, que contou com a participação dos educandos dos Salesianos Bahia, é uma forma de aproximar os estudantes da realidade do Poder Legislativo, o qual desempenha três funções basilares para a democracia do país. A primeira delas é representar a sociedade brasileira, que é seguida por: criar as leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Ainda, segundo a Internationali Negotia, a Simulação objetiva trabalhar as mais diversas comissões com a produção de leis federais, como a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).
Além da Simulação da Câmara dos Deputados, o Colégio Salesiano Dom Bosco vem participando de outros projetos da Internationali Negotia desde 2016, como a Simulação ONU, que visa, conforme a instituição, exercitar a diplomacia e disseminar aprendizagens sobre as relações internacionais e organizações transnacionais na prática. Mas também, a partir da Simulação ONU, os alunos conseguem aprender mais sobre a geopolítica tanto local, quanto mundial, abordando os fatos históricos diacrônicos e sincrônicos.