Nota de Pesar e de Esclarecimento

Em primeiro lugar, o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) manifesta solidariedade e orações aos familiares e amigos das vítimas da tragédia ocorrida, nesta quarta-feira, 13/04, na Escola Estadual Raul Brasil, localizada em Suzano-SP, nesse momento de tanta consternação.

Lembramos que nossa forma de educar as crianças, a partir de um ano de idade, e os jovens se baseia no Sistema Preventivo de Ensino, idealizado pelo nosso fundador, São João Bosco (Dom Bosco). De tal forma que toda a sua metodologia está permeada por ações de prevenção no âmbito educativo. Tais projetos são do conhecimento das famílias que estudam conosco.

Oportuno é também informar que, sob a orientação da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSE), contratamos uma organização especializada para um desses projetos, “Escola sem Bullying”, a ABRACE, mesma entidade que é responsável pelas ações da Frente Parlamentar de Combate ao Bullying e outras Formas de Violência, no Congresso Nacional.

Diante da Tragédia paulista, passou a circular, nas redes sociais, um texto intitulado: “Há uma tragédia silenciosa em nossas casas”, do Médico Psiquiatra, Luis Rojas Marcos, em nome do Colégio Salesiano – Santa Teresinha de São Paulo. Dentro do sistema contínuo de formação designado pela Rede, em maio de 2018, alguns educadores do Salesiano Dom Bosco fizeram um breve estudo do texto em questão, que ganhou força novamente em função da comoção do que ocorreu com jovens estudantes de Suzano.Texto que nos possibilita muitas reflexões sobre o tema e um olhar cuidadoso sobre as relações familiares, devido as demandas da atualidade.

Rogamos a Deus, pela intercessão de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora pelas vítimas, seus familiares e por toda comunidade envolvida nessa tristeza.