O aluno Leonardo Reis Costa da 3ª série do Ensino Médio participou da 21° Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) com mais 770 mil estudantes e ganhou medalha de ouro.

Os alunos que tiveram maior pontuação nas questões de satélites, aplicações e foguetes da OBA foram selecionados juntos aos professores-orientadores para a 16° Jornada Espacial, em São José dos Campos – São Paulo.

Dentre os selecionados estava o nosso aluno Leonardo Reis-  por ter gabaritado a prova de astronáutica, justamente das questões de satélites, aplicações e foguetes- e a nossa professora de física da 1° série do EM, Juliana Chaves Chung.

A Jornada Espacial, que Leonardo participou, foi composta por palestras, visitas às aparelhagens e instalações das Instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Memorial Aeroespacial Brasileiro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Museu Interativo de Ciências (MIC).

Dentre as visitas, na do Museu Aeroespacial Brasileiro, o nosso aluno Leonardo pode conhecer réplicas de foguetes, como o Sputnik. Como também, na semana da Jornada os participantes puderam assistir à palestras e à oficinas de construção de foguete, a fim de no final do evento lançarem um foguete feito de garrafa PET.

A professora-orientadora de Leonardo, Juliana Chung, julgou a experiência como extremamente enriquecedora tanto para os alunos, quanto para os professores. Em suas palavras disse: “muito bom ver os meninos empenhados em estudar essa área, inclusive em ver a participação de muitas meninas. Além disso, estive em contato com muitos professores do Brasil inteiro. Muito enriquecedor para minha carreira.”

Leonardo concluiu dizendo sobre a importância do total apoio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) e sobre, também, a incrível experiência que ele pôde participar: “participar, conhecer outras pessoas que gostam do mesmo assunto que eu, em uma semana maravilhosa. E ainda conhecer a faculdade onde quero estudar [o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)] foi muito importante para mim.