Salesianos Bahia informam:

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e profissionais da área de Saúde, preocupados com o surgimento de “brincadeiras perigosas”, emitiu um comunicado de utilidade pública no sentido de alertar pais e educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes com relação à “brincadeira da rasteira”, “quebra-crânio”, “roleta humana” e outras modalidades, que vêm se alastrando no ambiente doméstico e escolar sendo amplamente divulgado nas mídias sociais.

A preocupação da SBN e dos Salesianos Bahia sé dá em virtude dos danos que uma queda brutal pode provocar aos participantes por atingir a cabeça, braços e a coluna vertebral. As lesões podem ser irreversíveis.

Fiquemos atentos, pois o que parece ser uma brincadeira inofensiva, na verdade pode terminar em óbito. Os responsáveis pela “brincadeira” podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.

Deste modo, de acordo com a SBN, nós como educadores, sociedade, pais e amigos, devemos agir para interromper qualquer tipo de brincadeira que coloque em risco a saúde e a vida dos nossos jovens. Prevenção é tudo!

Informar e educar sobre a gravidade dessas “brincadeiras” pode ser a primeira linha de ação.

Texto elaborado a partir do Comunicado emitido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Equipe Pedagógica
Salesianos Bahia