A Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), sob a coordenação de Pe. Ildelfonso Mesquita, junto à direção teatral do professor Jeferson Albuquerque, elaboraram o espetáculo “Dom Bosco – Pai e Mestre da Juventude”, apresentado nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório da escola.

O elenco da apresentação, que faz parte do conjunto de homenagens feitas ao Pai e Mestre da Juventude, especialmente no mês de agosto em que é celebrado a data de seu nascimento, é composto por educandos do colégio. Eles, brilhantemente, representaram um panorama da vida de São João Bosco, os desafios do santo desde a sua infância até a fundação da Congregação Salesiana e personagens importantes de sua história, como Dom Cafasso, seu guia espiritual.

As plateias, formadas por alunos de outras turmas e salas, foram sensibilizadas pela a arte e profundidade da beleza da história de fé e entrega de Dom Bosco. Como afirmou Lucas Romeu (intérprete de Dom Cafasso): “a peça foi muito emocionante, porque pudemos dimensionar o tamanho da persistência de Dom Bosco, mesmo com tantas adversidades.” Ainda, o espetáculo proporcionou reflexões muito significativas para os alunos sobre o carisma do santo, manifestado em sonho aos nove anos. Segundo Rafael Sanders (intérprete de Dom Bosco), foi possível assimilar a importância de servir, a partir do exemplo de Dom Bosco.

Além disso, a peça serviu como oportunidade para os discentes ratificarem a educação pastoral Salesiana como instrumento de transformação. Como também, para entenderem a conexão entre o Sistema Preventivo de Dom Bosco e a antecipação do bem, já que toda a prática desse Sistema está fundamentada nas Palavras de São Paulo: “A caridade é paciente […] tudo sofre, tudo espera, tudo suporta” (I Cor 13, 4, 7), como afirmou Paula (2008).

Elenco:

Como Dom Bosco: Rafael Sanders

1. Lucas Romeu – 3ª série B
2. Beatriz Novaes – 3ª série B
3. Marcus Miranda – 3ª série B
4. Victor Carrera – 3ª série A
5. José Alfredo – 1ª série B
6. João Lucas – 1ª série C
7.Márcio Filho – 6° ano B
8. Emilly Maia – 6° ano B
9. Clara Maria – 7° ano D

10. Beatriz Paranhos – 2° ano B
11. André Muniz – 1º ano D
12. Ester Sousa – 8° ano D
13. Fernando Neto – 8° ano D
14. Giuseppe Miguez – 8° ano D
15. Pedro Nogueira – 8° ano D
16. Sophia Santana – 7° ano D

17. Esther Freitas – 8° ano C

18. Maria Luiza Prazeres – 8° ano B
19. Rafael Sanders – 9° ano Ddd
20. Wendy Oliveira – 1° ano A
21. Eduardo Nalon – 1° ano A
22.Bruno Fernandes – 6° ano F
23. Daniel Fortes – 8° ano A
24. Eduardo Maia – 2° ano C
25. Pollyana Mascarenhas – 7° ano C
26. Bernardo Monet – 9° ano C
27. Maria Clara Santos – 6° ano C