Educadores do Salesiano Dom Bosco e Liceu Salesiano do Salvador tiveram uma manhã diferente na última sexta-feira do mês de outubro, dia 30. O período foi reservado para acompanhar a palestra sobre o câncer de mama, transmitida por meio do canal do YouTube das Escolas, com a Dra. Renata Cangussu, Oncologista, especialista em tumores femininos e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), regional Bahia.

Na oportunidade, a médica passou informações importantes sobre o câncer de mama como: fatores de risco da doença, formas de prevenção, possíveis sinais e sintomas, a importância do rastreamento e diagnóstico precoce, formas de tratamento e cirurgia. Em seguida, a Dra. Renata esclareceu dúvidas dos participantes e também algumas notícias falsas, as chamadas Fake News, sobre a doença.

Os colaboradores das duas Unidades, que foram convidados a vestir rosa em homenagem à campanha, acompanharam atentos as informações, e, após a palestra da médica, ainda tiveram a oportunidade de conhecer histórias de vida e bater um papo, presencialmente, com mulheres que superaram a doença.

No Salesiano Dom Bosco, os educadores conheceram as histórias de superação de Tânia Lago e Jussara Farias, Tenente do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia. Já no Liceu Salesiano do Salvador, contamos com a presença de July Paixão que mantém o projeto ‘Lenços do Bem’ e Tayane Lorena Almeida, professora do Ensino Infantil dos Salesianos Bahia.

O encontro foi bastante enriquecedor dada a importância da Campanha do Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama, não apenas para mulheres, mas também para homens, que apresentam menor incidência de casos, mas que também podem ser acometidos com a patologia. Valeu a pena!

E não esqueça: Se toque, cuide da sua saúde!