As nossas estudantes- Beatriz Amorim  (3ª série B do Ensino Médio) e Fernanda Belém (2ª série C do Ensino Médio)- representam o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) na etapa nacional do Modelo Internacional do Brasil (MIB), desenvolvido pela Internationali Negotia, dentro do projeto de Simulação ONU, que acontece em Brasília/DF de 10 a 13 de dezembro de 2018.

“A Simulação das Nações Unidas (ModelUN ou MUN) é uma simulação educacional ou acadêmica em que estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e através de discussões em equipes. Estima-se que existam cerca de 400 simulações por ano ao redor do mundo – e diversas universidades e escolas adotaram o modelo como uma atividade extracurricular alternativa ao aprendizado tradicional.
Um destes modelos é a Harvard National Model United Nations (HNMUN) – a maior, mais antiga e mais prestigiada conferência do tipo. Fundada em 1955 – apenas uma década depois da criação das Nações Unidas – a conferência é organizada anualmente por alunos do Harvard College e podem participar estudantes de qualquer universidade ao redor do mundo.”

A atividade que teve uma seletiva regional com mais de 100 participantes simulava o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU). Na simulação, os alunos exercitam a diplomacia, com atividades baseadas no que ocorre de fato na geopolítica mundial, abordando os fatos históricos diacrônicos e sincrônicos.  Este ano, 2018, o tema é: A Terceira Guerra Árabe-Israelense (1967) – conhecida como a Guerra dos Seis Dias. A partir dos estudos, pesquisas e etapas realizadas na Simulação ONU, os participantes tornam-se diplomatas representantes dos países que compõem o Conselho de Segurança da ONU. Além disso, A Simulação ONU irá premiar o participante que se destacar na etapa nacional com uma viagem para conhecer a Universidade de Harvard, nos EUA.

Desde já, toda a escola parabeniza as alunas pela dedicação, responsabilidade e por todo o estudo. A equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), orgulhosamente, reconhece e valoriza o empenho, desenvoltura, protagonismo, curiosidade e desejo de aprendizado de Beatriz Amorim e Fernanda Bélem. Parabéns, alunas.