O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou a segunda edição do Open Day Salesiano, a maior maratona Pré-ENEM de Salvador, entre os dias 25 e 26 de outubro.

O Open Day Salesiano, que começou às 18h do dia 25 e encerrou às 6h do dia 26, é um projeto que une conteúdos abordados durante a vida escolar, assuntos recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) à socialização em 12 horas de atividades e mais de 100 desafios, específicos para alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola.

O evento propôs estudos intensivos, com atividades constituídas por desafios pedagógicos relacionados às competências e habilidades exigidas no exame de forma dinâmica, prática e inovadora. Uma das atividades que se destacou foi a identificação das partes internas e externas dos rins e suas respectivas funções após o corte longitudinal em rim de boi, comprado dentre das regulamentações permitidas.

Ainda, a rica programação contou com exercícios das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Naturais e Matemática, com atividades que tratavam das diversas linguagens artísticas, movimentos literários, identificação de gêneros e tipos textuais, as geometrias espacial e plana, raciocínio lógico, probabilidade, aritmética, reações químicas, movimento retilíneo, entre outros.
Um outro diferencial do projeto foi a presença das famílias dos alunos em parte da maratona. O apoio dos pais e responsáveis é de extrema importância para deixá-los mais confiantes.

Além disso, ao desenvolver as atividades em times, o Open Day Salesiano semeia, também, a ideia de que o caminho para os sucesso está diretamente ligado à compreensão do trabalho em equipe, união, parceria e competitividade honesta.
A proposta de incentivar os alunos a analisar e compreender fenômenos, enunciados e conteúdos de modo interdisciplinar, a fim de obter, em equipe, diversas estratégias de resolução de questões; construção de argumentação e propostas de intervenção, chamou a atenção da Rede Bahia que fez a cobertura do evento. A reportagem foi ao ar no dia 26 de outubro no telejornal baiano “BA Meio Dia”. Confira a matéria: https://globoplay.globo.com/v/8036900/