Nos dias 12 e 14 de setembro, os Salesianos Bahia promoveram a nona edição do Circuito de Profissões Salesianos/ BA, evento pedagógico que faz parte do projeto de orientação profissional da Rede Salesiana Brasil de Escolas que visa disseminar informações sobre cursos de Ensino Superior e Técnico e mercado de trabalho.

Neste ano, o Circuito veio com uma nova proposta: além de oferecer os bate-papos, palestras e feira sobre os tradicionais cursos de Ensino Superior e Técnico, como Medicina, Direito, Engenharias e Licenciaturas, ofertou também diálogos sobre as profissões que estão surgindo na contemporaneidade, as quais são frutos do processo de globalização e avanço tecnológico.

Diante disso, o tema de abertura do Circuito “Novos arranjos e hábitos de trabalho: Cooperar, conectar, compartilhar” acompanhou a atual conjuntura que amplia as áreas laborais e se apoia na ciência, inteligência artificial e nas mais recentes formas de empreender, por exemplo. Então, no primeiro dia, o Colégio Liceu Salesiano do Salvador sediou a mesa-redonda com os palestrantes Ana Maria Santos, Mestra em Psicologia, Jornalista e graduada em Ed. Física; Luís Hosannah, psicólogo, mestre em História e professor de pós-graduação; Adelino César Mont’Alverne, publicitário, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea e Ramon Laert, graduado em BI de Humanidades e líder de Marketing do Hub Salvador.

Já no último dia, no Salesiano Dom Bosco, o Circuito foi aberto ao público gratuitamente, com uma rica programação, a qual contou com feira com estandes de universidades públicas e privadas (com destaque para Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual da Bahia), instituições de cursos técnicos e intercâmbio e Órgãos Militar (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Federal e Rodoviária). Além disso, o evento proporcionou bate-papos com mais de 150 profissionais de 60 áreas distintas, com destaque também para a presença de design de jogos digital influencer, quiropraxistas e empreendedores. Mas também, espaços de relaxamento com tratamentos alternativos, como ventosoterapia.

O encerramento foi outro momento de destaque com apresentações “Voz e Violão” de Átila e Igor Mascarenhas, professor de História e aluno do Salesiano do Salvador, e  grupo de dança Black Dance, que exaltou a cultura afro-brasileira e ressaltou a visibilidade das questões de negritude.

De fato, o Circuito de Profissões Salesianos/ BA 2019 foi um grande sucesso, conseguindo reunir expansão de saberes com palestras, compartilhamento de experiências e a conexão de  diversos “mundos” do mercado de trabalho, oferecendo inovações e muito aprendizado.