Calma, não é o que você está pensando. Não precisa ter medo da disciplina! Explica-se: Os alunos das turmas da 2ª série do Ensino Médio participaram de aula laboratorial de Química tendo dois objetos de estudo: os diferentes tipos de combustão (queima) dos hidrocarbonetos e o popular, e pouco íntimo, extintor de incêndio.

Nas aulas interativas ao ar livre, no espaço da trilha ecológica, os estudantes fizeram a diferença tanto nos questionamentos, quanto na prática em manusear os extintores. De acordo com o professor Sérgio Tadeu de Britto, todos pensavam que usar o extintor seria apenas apontar a mangueira em direção ao fogo e apertar o gatilho, mas após a aula, os alunos saíram com o conhecimento do uso adequado do dispositivo, as possibilidades e impossibilidades dos 3 tipos de extintores a serem usados nos respectivos tipos de chama, bem como notaram a importância do equipamento de segurança no cotidiano, seja no condomínio, no andar do prédio ou até mesmo dentro da própria casa.

Para o professor Sérgio, a aula prática terminou com a sensação de dever cumprido e a certeza de que todos estudantes agora têm confiança, sabedoria e a calma necessária para o momento de usar um extintor de incêndio. “O que antes não passava de um senso comum do uso do extintor, agora eles carregam a ciência do uso e da importância do mesmo”, explica o professor Sérgio.