Os educandos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) tiveram a experiência de serem escritores e publicaram seus primeiros livros coletivos.

Com o projeto de incentivo à escrita da escola, acompanhado por Ionara Sampaio, professora de Literatura, os estudantes deram corpo aos aprendizados que construíram ao longo da vida escolar. A partir disso, eles elaboraram o enredo, os personagens, organizaram e criaram a arte dos livros, os quais foram publicados e entregues a eles na segunda-feira (11/11). Eles, portanto, conseguiram desmitificar o imaginário popular que associa escrever e ilustrar como algo distante da realidade das crianças e jovens.

Durante o processo de criação, os alunos tiveram a liberdade de escolher quais as temáticas seriam abordadas em cada livro e, assim, surgiram temas como o bullying, saudade e violência, que foram desenvolvidos a partir de estruturas estéticas, intertextualidades, gêneros e tipos textuais diferentes, demonstrando um amplo repertório linguístico e cultural.