Alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco visitam bairros importantes para história de Salvador a partir de uma aula de campo enriquecedora que ocorreu nesta terça-feira (22).

Visando proporcionar maiores possibilidades de conhecimento através da vivência, os educandos do 6° ano do Ensino Fundamental II participaram de uma aula de campo, conduzida pelos professores de Geografia e Ciências: Arisvaldo Ribeiro e Rosana Salles. No primeiro ponto de parada, o famoso bairro da Ribeira, os alunos observaram a organização estrutural, a realidade sanitária, as diferenças do processo de urbanização e a importância da pesca para o bairro. Além disso, foram à turística Sorveteria da Ribeira, visitada por diversos artista e figuras ilustres do Brasil e que existe há 89 anos.

Já na Barra, um dos bairros à beira-mar que não foi atingido pela o vazamento de petróleo, eles conheceram o Forte de Santo Antônio da Barra, primeiro a ser edificado no país em 1534. Ainda, o Museu Náutico da Bahia, que conta um pouco da história da nação com um acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e maquetes relacionadas à geografia, história e antropologia. Por fim, apreciaram a linda vista da Baía de Todos os Santos de cima do Farol da Barra.

Os docentes foram de extrema relevância para a atividade pedagógica, pois fizeram todo o processo de mediação do despertar do senso crítico do alunado com observações e indagações, correlacionando-as aos conteúdos abordados durante o ano letivo, como o processo de eutrofização de lagos, a fórmula da água, os diferentes tipos de relevo e as desigualdades.