Proposta Pedagógica

Nossa proposta baseia-se na abordagem sócio-interacionista.

Sistema Preventivo de Ensino

A Pedagogia Salesiana procura vivenciar os objetivos idealizados pelo seu fundador, São João Bosco (Dom Bosco): “Formar bons cristãos e honestos cidadãos.”

A Comunidade Educativa Pastoral (CEP) é a mola propulsora desse empreendimento. Dom Bosco inspirou-se na página evangélica do Bom Pastor e fundamentou o seu método educativo (chamado Sistema Preventivo) na trilogia: Razão, Religião e Amor.

São estes os fundamentos essenciais para a formação dos jovens.

O Colégio Salesiano Dom Bosco é uma instituição particular de ensino (de confissão católica) que tem o compromisso de vivenciar esta pedagogia na sua essência, assim como desenvolver a missão de Educar Evangelizando e Evangelizar Educando, acompanhando a evolução do ensino, formando jovens para a vida.

Formação plena

O Projeto Pedagógico Pastoral da Rede Salesiana de Escolas prevê ações didáticas que visam o alcance dos melhores resultados quanto à formação plena do aluno, explorando a integração entre os diversos campos do conhecimento em três grandes áreas: linguagens e códigos; ciências da natureza e matemática; ciências humanas (incluindo o ensino religioso).

A nossa proposta contempla, portanto, um ambiente escolar no qual todas as ações favorecem o processo múltiplo, complexo e relacional de conhecer e incorporar dados novos ao repertório de significados daquele que aprende, de modo que ele possa utilizá-los na compreensão orgânica de fenômenos da ciência e no entendimento da prática social responsável.

Escola dinâmica

O método prevê uma escola dinâmica que valoriza as relações com as pessoas, sejam elas educandos ou educadores, adotando práticas emancipadoras e transformadoras da realidade em que se encontram, principalmente diante da evolução constante de novas tecnologias para fins pedagógicos e de comunicação social. Um jeito moderno de educar, sem perder de vista os tradicionais e sempre atuais valores cristãos, essenciais para a formação dos jovens no mundo de hoje.

“Em todo jovem, mesmo no mais rebelde, existe um ponto acessível ao bem; o primeiro dever do educador é descobrir este ponto, esta corda sensível do coração e tirar proveito disso”. Dom Bosco (Memórias Biográficas V, p. 367).

 

Fale conosco

[]
1 Step 1
Seu nome
Telefone
Assunto
Mensagem
0 /
Previous
Next
Não iremos utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.