Buscar atividades que possam estimular o desenvolvimento cognitivo e a interação dos pequenos com o mundo pode ser um grande desafio para os pais. Num tempo pautado pela tecnologia, encontrar boas alternativas para os celulares e computadores parece ser quase impossível.

No entanto, as possibilidades não são tão escassas. Um exemplo é a arte de colecionar figurinhas. Não faltam personagens, desenhos, histórias e o que mais possa ser colecionado. Parece besteira, mas essa pode ser uma atividade extremamente estimulante para os pequenos.

A febre do momento tem sido o álbum da Copa do Mundo 2018. Com espaço para colar 682 figurinhas, o álbum conta com figuras dos jogadores de todas as seleções que participarão da copetição nesse ano além de figurinhas especiais, com os estádios e cidades da Rússia, sede da Copa em 2018.

Com essa ‘mania’, é a chance dos papais aproveitarem o momento para praticar com seus filhos. De acordo com a fonoaudióloga Aline Carolina Araújo, o simples ato de abrir um dos pacotes e colar de maneira correta no álbum já é um exercício de coordenação motora fina.

Além de estimulante, colecionar figurinhas também pode ser uma atividade didática. No momento da colagem, explore os conteúdos dos países, sua história, cultura e informações que você consiga reunir para acrescentar conhecimento ao momento. Ainda é possível incentivar a troca e o poder de negociação na criança no momento de trocar as figurinhas repetidas.

Por fim, a sensação de ter completado o álbum é uma das melhores! O dever cumprido por ter deixado cada figurinha no seu lugar mostra que vale a pena se dedicar para atingir os objetivos finais. Não menos importante, você ainda fortalece os laços com o seu pequeno num momento de extrema interação. Aproveite!