O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi espaço para um estudo em educomunicação realizado pelo Diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Bruno Ferreira.

O estudo contou com uma análise do trabalho da coordenadora de Comunicação e Marketing da escola, Gigliola Sena, e foi feito ao longo de duas manhãs acompanhando o funcionamento do setor.

Bruno é especialista em educomunicação e mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O estudo é baseado num mapeamento de instituições e seus respectivos profissionais que fazem experiências com educomunicação por todo o país.

Na Bahia, o Colégio Salesiano Dom Bosco foi uma das duas instituições escolhidas para a visita. No mapeamento, Bruno acompanhou toda a rotina de trabalho de Gigliola, as ações de comunicação da escola e ainda teve um bate-papo com os nossos jovens comunicadores, que fizeram uma apresentação do trabalho deles para o pesquisador.

O grupo de Jovens Comunicadores da escola é um grande exemplo de aplicação da educomunicação. Cerca de 20 alunos fazem experiências com atividades de comunicação dentro da escola. Eles são os responsáveis por gerenciar a rádio interna da escola durante os intervalos, produzem material audiovisual e participam ativamente das mídias sociais da escola.