O processo de aprendizagem envolve diversas atividades que devem, além de ensinar, estimular o aluno para continuar aprendendo. As atividades interdisciplinares na escola fazem parte desse processo e têm o objetivo de fomentar o desenvolvimento do estudante.

Além disso, o trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos e permite um estudo mais fluido entre as disciplinas envolvidas, que, ao entrar em contato com outros campos do conhecimento, favorecem debates, discussões e, consequentemente, o despertar do pensamento crítico.

A união das diferentes abordagens de determinado tema para cada disciplina, numa atividade, abre novos mundos e resgata possibilidades para os alunos, que não constroem o conhecimento sozinhos, mas com a ajuda de professores e colegas.

Pensando nisso, o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) desenvolve, ao longo de todo o ano letivo, diversas atividades que envolvem duas ou mais disciplinas.

Na manhã da última segunda-feira (11), por exemplo, os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram uma atividade interdisciplinar que envolvia as disciplinas de geografia e bióloga.

O objetivo da atividade era aprofundar os estudos teóricos anteriormente vistos em sala de aula. Para isso, eles visitaram a Trilha Ecológica da escola, construída numa área verde de Mata Atlântica.

Estudando os conteúdos na prática, os alunos puderam ver mais de perto as questões relacionadas à biodiversidade, sucessão ecológica, biomas. Do ledo geográfico, foi possível observar os impactos ambientais em áreas urbanas e a interação entre os aspectos físicos.